Energia: Ceará é contemplado em leilão de Linhas de Transmissão desta quarta (13)

12 de abril de 2016 - 19:20

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel realiza, nesta quarta-feira (13), mais um leilão de Linhas de Transmissão, voltado à contratação de serviço público de transmissão de energia elétrica em 20 estados brasileiros, entre eles o Ceará. Serão leiloados 24 lotes, que totalizam 6500 quilômetros de linhas de transmissão e acrescentam 10560 mega-volt-amperes (MVA) em capacidade de subestações. O certame acontecerá às 10h, na sede da BM&FBOVESPA S.A., em São Paulo.

Neste leilão, o Ceará foi contemplado com mais de 500km de Linhas de Transmissão de 500 kV e 97km de Linhas de Transmissão de 230 kV, além de subestações de 500kV e a instalação de um Compensador Estático 500kV na subestação Sobral III. A expectativa é que os investimentos, só aqui no Ceará, sejam de cerca de R$ 700 milhões. Para o secretário adjunto de energia da Secretaria da Infraestrutura do Estado – SEINFRA/CE, Renato Rolim, a inclusão do Ceará no leilão é fruto de um trabalho de articulação do Governo do Estado. “O Ceará, atualmente, tem reduzida disponibilidade de conexão para novos empreendimentos de geração de energia, principalmente de fontes renováveis. Por isso, o governador Camilo Santana, desde o início do mandato, tem articulado a ampliação da capacidade de escoamento de energia através da rede básica”, informa o secretário adjunto.

Além do Ceará, serão contemplados nesta primeira etapa empreendimentos localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, totalizando 24 lotes licitados. As instalações deverão entrar em operação comercial no prazo de 36 a 60 meses, a partir da data de assinatura dos contratos de concessão.