Energia eólica: EPE habilita projetos de geração de energia para o Ceará

19 de abril de 2016 - 18:01

O Ceará será um dos estados contemplados no leilão A-5 2016, que será realizado no próximo dia 29, e irá contratar energia elétrica para o fornecimento a partir de 2021. Ao todo, serão 29.628 megawatts de capacidade instalada ofertados de variadas fontes, sendo a principal a eólica, com 17.131 MW, provenientes de 693 projetos habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE.

Com 2.058 MW, de 83 eólicas, o Ceará foi o terceiro colocado em número de projetos habilitados pela EPE, atrás apenas da Bahia e Rio Grande do Norte.“ Considerando o último Leilão de Linhas de Transmissão [Nº 13/2015], realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, no qual todas as obras previstas para o Ceará foram leiloadas, mais este leilão a acontecer, temos boas expectativas”, ressalta o secretário Ajunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA, Renato Rolim. Ainda segundo ele, a estimativa é que o Ceará contemple as obras previstas no leilão da EPE e quadruplique esse número no prazo de até 5 anos.

Para isso, o Governo do Estado, por meio da SEINFRA, vem tratando de forma ainda mais estratégica a questão das políticas públicas voltadas ao setor de energias renováveis. “Para prospectar investimentos para o setor, estamos trabalhando no sentido de agilizar a questão das licenças ambientais, melhorar os incentivos tributários e também a nossa infraestrutura logística”, acrescenta Rolim.

Outro ponto relevante, em relação aos leilões, é a possibilidade de prospecção de novos investimentos na área da energia renovável. Atualmente o Ceará já produz pás eólicas, por meio da empresa Aeris, em Caucaia; torres, pelas fabricantes Tecnomaq, Wobben e Cortez Engenharia, além das naceles que compõem as turbinas eólicas, através da recém-instalada Vestas, em Aquiraz. “ A instalação dessas empresas no Ceará corrobora a nossa visão de futuro, no que tange energia renovável, que é de sermos, a médio prazo, o estado brasileiro mais atrativo para empreendimentos de energia limpa”, ressalta o secretário da Infraestrutura, André Facó.

Matriz energética

A transformação da energia do vento em energia útil por meio das usinas eólicas se configura, hoje, como a segunda principal fonte de energia do Estado do Ceará. A capacidade de geração é de 1.323 MW, atrás apenas das térmicas, que têm 1.953 MW de potência. Ao todo, 48 parques eólicos estão em funcionamento e 25 em construção no Estado, de acordo com dados da ANEEL.