Secretário Lucio Gomes confere andamento de obras na RMF

10 de abril de 2018 - 16:22 # # # #

No final da última semana, o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, visitou algumas das várias frentes de serviço das obras de implantação do VLT Parangaba-Mucuripe. O roteiro foi iniciado onde a Prefeitura de Fortaleza executa um túnel longitudinal, na Via Expressa, entre as Avenidas Pe. Antônio Tomás e Santos Dumont. No local, as duas linhas do VLT, mais a linha de carga, passarão no nível natural do chão, e os automóveis, motocicletas e bicicletas trafegarão no trecho subterrâneo. “A Prefeitura deve liberar para nós, esta semana, esta, que será mais uma frente de serviço. Em 30 dias vamos fazer nossa parte, a implantação dos três trilhos, em suas posições definitivas. Assim, poderemos avançar no nosso plano de iniciar Operação Assistida do VLT, da Parangaba, até o Papicu, no final de junho”, disse o Secretário. (Hoje o VLT está em Operação Assistida, com passageiros, da Parangaba até a Borges de Melo, e em Operação Experimental, sem passageiros, da Borges de Melo até o São João do Tauape).

Acompanhado do Secretário Adjunto, André Pierre, e do Coordenador de Transportes e Obras, Tiago Brasileiro, Lucio Gomes conferiu também os trabalhos de construção do muro atirantado, na Via Expressa, entre Pe Antônio Tomás e Antônio Sales, e seguiu até a estação Pontes Vieira. No local, está sendo montada uma passarela para pedestres.

Do trecho, a equipe seguiu para o bairro São João do Tauape. A pé, eles visitaram a estação e algumas passagens de nível que estão sendo construídas. O grupo ainda verificou a finalização de serviços de urbanização do entorno. “O VLT está mudando o cenário dessa área. Estamos abrindo ruas laterais, que vão facilitar a circulação das pessoas, permitindo a passagem de veículos, inclusive os de serviços, como táxi, coleta de lixo e ambulância. Além disso, também estamos construindo praças, oferendo mais oportunidade de lazer”, ressalta Lucio Gomes.

CE-010

A equipe esteve ainda nas obras da CE-010, no trecho que a rodovia se liga com a CE-040, no Eusébio. Os serviços estão em fase de conclusão, faltando apenas sinalização e iluminação.

A Rodovia CE-010, que vai da Ponte sobre o Rio Cocó (Sabiaguaba) até a CE-040, vai servir como rota de caminhões que fazem o transporte de cargas pesadas entre os portos do Mucuripe e do Pecém, além de dar acesso ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde – PITS, no Eusébio.