Governador inaugura primeira etapa da Avenida Perimetral de Sobral

18 de maio de 2018 - 13:46 # #

O governador Camilo Santana inaugura, neste sábado (19), às 9 horas, a primeira etapa da Avenida Perimetral, no município de Sobral. Na ocasião, assina também a Ordem de Serviço da segunda etapa da via. O investimento total para as duas etapas da avenida é de R$ 34.305.135, sendo financiada por meio de empréstimos firmados entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Tesouro Estadual.

O trecho da via que vai ser inaugurado tem extensão de aproximadamente 6,62 km, faz parte do Programa Cidades do Ceará Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, da Secretaria das Cidades, e recebeu investimento de R$ 12.605.135,03. A intervenção incluiu terraplenagem, pavimentação asfáltica nas duas pistas, faixas de circulação, acostamento, sinalização e construção de ponte sobre o riacho Boqueirão, além de cercamento e diversas outras obras d’arte correntes. A avenida tem seu percurso iniciado em uma intersecção com a CE-440, que dá acesso aos municípios de Meruoca e Alcântaras, e finaliza na BR-222, depois de passar pelo acesso ao distrito de Jordão (estrada municipal).

Ordem de Serviço da Segunda Etapa

A obra da segunda etapa da avenida Perimetral de Sobral, localiza-se no trecho entre a CE-178 (Sobral-Santana do Acaraú) e a CE-440 (Sobral-Meruoca). A obra foi licitada em janeiro deste ano e é de responsabilidade da Secretaria da Infraestrutura, por meio do Departamento Estadual de Rodovias (DER). A via a ser implantada terá 11,3 quilômetros, com uma pista de sete metros, acostamentos, sinalizações e obras de arte, incluindo uma nova ponte sobre o Rio Acaraú. A obra faz parte do Programa Ceará de Ponta a Ponta, com custo de R$ 21,7 milhões, financiado pelo BID e com contrapartida do Tesouro Estadual. A previsão é que, depois de iniciados, os trabalhos sejam concluídos em um prazo de 360 dias.

De acordo com o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, a nova via dará mais segurança, conforto e agilidade ao transporte coletivo e individual a equipamentos regionais, como o Hospital Regional, o Parque de Exposições e a Universidade Estadual Vale do Acaraú, facilitará o transporte rodoviário de carga das fábricas localizadas em Sobral e entorno e aliviará o trânsito na região central da cidade. “Quando concluído, o trecho interligará sete rodovias radiais a Sobral. A obra projeta ainda atender à demanda gerada pelo aterro sanitário, em construção, que atenderá 16 municípios, e ao futuro aeroporto regional”, destaca o titular da Infraestrutura, Lucio Gomes.

Serviço

Avenida Perimetral de Sobral – Inauguração do primeiro trecho e assinatura da Ordem de Serviço da segunda etapa
Data: 19/5/2018 (sábado)
Local: Praça Coluna da Hora – Sobral