Governo do Ceará inaugura Avenida Perimetral de Sobral e anuncia mais investimentos para a região

19 de maio de 2018 - 16:45 # # #

A primeira etapa do projeto foi inaugurada pelo governador Camilo Santana neste sábado, 19. Na ocasião, o chefe do Executivo autorizou, também, a execução da segunda etapa da avenida, a instalação de Praça Mais Infância, de delegacia da Polícia Civil e de Centro de Tratamento de Resíduos, além de obras de urbanização

A primeira de duas etapas das obras de requalificação da Avenida Perimetral, em Sobral, foi inaugurada neste sábado,19, pelo governador Camilo Santana. A solenidade foi realizada na praça da Coluna da Hora, no Centro. Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou Ordem de Serviço que autoriza as obras da segunda etapa da via, a implantação de uma Praça Mais Infância, uma delegacia da Polícia Civil e de um Centro de Tratamento de Resíduos, além de diversas obras de urbanização, abastecimento e saneamento espalhadas pelo município.

Camilo Santana afirmou que a primeira etapa do anel viário do município de Sobral é uma das intervenções mais importantes para o município. “Essa obra vai desafogar o trânsito, garantindo um bom deslocamento para o futuro aeroporto de Sobral e para o aterro sanitário. É uma obra importante para a mobilidade urbana”, destacou. A implantação de uma areninha e a duplicação da avenida Senador Ermírio de Moraes, obra com investimento da ordem de R$ 9 milhões, também foram garantidas pelo governador.

O percurso da avenida na primeira etapa inicia na intersecção com a CE-440, que dá acesso aos municípios de Meruoca e Alcântaras, e finaliza na BR-222, após acesso ao distrito sobralense de Jordão. O trecho finalizado tem extensão de cerca de 6,62 quilômetros e, no projeto, está incluído serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, faixas de circulação, acostamento, sinalização e construção de ponte sobre o riacho Boqueirão, além de cercamento. As obras fazem parte do Programa Cidades do Ceará – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, da Secretaria das Cidades.

O investimento total das intervenções é da ordem de R$ 34,3 milhões. Destes, R$ 12,6 milhões correspondem ao primeiro trecho. O financiamento foi acordado entre o Governo do Ceará, pelo Tesouro Estadual, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também presente na cerimônia, o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, garantiu a liberação de mais de R$ 50 milhões para outros investimentos no município.

Conforme antecipou com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, outras obras em parceria com o Governo do Ceará estão em andamento para o município. Dentre elas, ampliação da rede de esgoto e do sistema de saneamento da cidade, principalmente de bairros mais afastados. “Isso vai evitar cheias em pontos importantes de Sobral”, disse. “Além disso, cerca de 400 banheiros serão implantados no distrito de Taperuá, que é o mais distante do município”, antecipou. O prefeito também parabenizou a rede municipal de educação pela conquista no Prêmio Escola Nota 10. “Das 332 escolas que foram destaques, 38 foram de Sobral. Nunca, em dez anos, Sobral tinha sido tão premiada”, comemorou.

Segunda etapa

Após início das atividades no local, a previsão é de que o projeto seja concluído em até 360 dias. Quando finalizado, o trecho integrará sete rodovias radiais de Sobral – podendo atender à demanda do futuro aeroporto regional. “É uma obra que ultrapassa Sobral, uma obra estruturante, que liga sete rodovias. Vai beneficiar não só a população, como também indústrias, além de melhorar o fluxo para o acesso do hospital”, pontuou o secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes.

A segunda parte do projeto tem extensão de 11,3 km da Avenida Perimetral compreende trecho entre CE-178 (Sobral-Santana do Acaraú) e a CE-440 (Sobral-Meruoca), incluindo nova ponte sobre o Rio Acaraú. As obras integram o Programa Ceará de Ponta a Ponta, com custo de R$ 21,7 milhões, também financiadas pelo BID e com contrapartida do Tesouro Estadual.