Metrofor apoia ações de combate ao Aedes Aegypti na Linha Oeste

19 de junho de 2018 - 10:04 # #

Até a próxima quinta-feira (21), a Linha Oeste do Metrô de Fortaleza recebe a Operação Fronteiras de Combate às Arboviroses. A ação, realizada pelas secretariais municipais de saúde de Fortaleza e de Caucaia, com o apoio da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, intensifica o controle e prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em bairros localizados no limite dos municípios de Caucaia e Fortaleza, por onde passa a Linha Oeste.

Durante a semana, serão visitados os bairros Conjunto Ceará e Granja Lisboa, em Fortaleza, e Marechal Rondon, Parque Guadalajara, Velho São Miguel e Parque Albano, em Caucaia. A população da região é estimada em 18 mil habitantes. O objetivo é reduzir o número de notificações dos casos de arboviroses na região, eliminando os potenciais criadouros do Aedes aegypti.

A operação envolve cerca de 400 profissionais de saúde, entre agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, mobilizadores sociais e equipes de limpeza dos municípios de Caucaia e Fortaleza, além das equipes do Metrofor. Eles realizam ações integradas, como visitas domiciliares de controle focal, oficinas educativas nas escolas do entorno, limpeza e exposições educativas para apresentação do ciclo biológico do mosquito vetor e demonstração do uso do peixe beta.