Órgãos Vinculados

Telefones úteis

Redes Sociais

Home Notícias Obras VLT Parangaba-Mucuripe – Trecho da Av Raul Barbosa será interditado para içamento de vigas de viaduto nesta quarta-feira (27)
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
VLT Parangaba-Mucuripe – Trecho da Av Raul Barbosa será interditado para içamento de vigas de viaduto nesta quarta-feira (27)
Qua, 27 de Dezembro de 2017 09:07

O trecho da Av Raul Barbosa, nas proximidades da Via Expressa, será interditado das 21 horas de quarta-feira (27) até às 05 horas de quinta-feira (28). O bloqueio será apenas no sentido sertão-praia e é necessário para que seja concluído o içamento das vigas que darão sustentação aos dois viadutos ferroviários que passam sobre a via. A operação faz parte das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Ramal Parangaba-Mucuripe.

Para orientar os motoristas, agentes da AMC darão apoio no local. O trânsito nesse trecho será alterado da seguinte forma: quem segue no sentido sertão-praia (Sul-Norte), pela Av. Raul Barbosa, entra à direita na alça de acesso a Via Expressa, acessa à direita a rua Plínio Câmara, depois à direita a rua Dr. Edmilson Barros de Oliveira, segue à direita na rua Santa Teresinha, à esquerda na Av. Pontes Vieira, retornando à Av. Des. Moreira.

Avanço das obras

As obras do VLT Parangaba-Mucuripe estão divididas em três trechos. A intervenção na Av. Raul Barbosa faz parte do terceiro trecho do empreendimento, entre a Estação Borges de Melo e a Estação Iate, no bairro Mucuripe. Os trabalhos nessa extensão foram retomados depois de nova licitação, realizada no último mês de agosto. A estimativa é concluir o trecho 3 até o final de 2018.

O trecho 1, que corresponde a construção da passagem inferior da Av Borges de Melo, deve ficar pronto até fevereiro de 2018. Por enquanto, a obra está com 87,29% de execução. Neste momento, os trabalhos no trecho estão concentrados na montagem de tirantes, escavações e concretagem das lajes de piso, por onde passarão os veículos.

O trecho 2, que liga as estações Parangaba e Borges de Melo, foi concluído e já está em Operação Assistida, com o transporte de passageiros de forma gratuita, inclusive com VLT rodando em duas vias. O VLT circula das 6 às 12 horas, de segunda a sexta, e transporta, em média, 600 pessoas por dia.

Saiba mais

O ramal Parangaba-Mucuripe terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. Ao todo, são dez estações: Parangaba; Montese; Vila União; Borges de Melo; São João do Tauape; Pontes Vieira; Antônio Sales; Papicu; Mucuripe e Iate.

O VLT irá promover a integração com outros modais de transporte. As estação da Parangaba possibilitará a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário. A estação Papicu também se integrará ao terminal rodoviário do bairro. A previsão de demanda potencial do modal é de 90 mil passageiros por dia.

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5