Órgãos Vinculados

Redes Sociais

Home Notícias Obras Segunda etapa da Perimetral de Sobral será licitada nesta sexta (12)
Segunda etapa da Perimetral de Sobral será licitada nesta sexta (12)
Qui, 11 de Janeiro de 2018 20:17

design sem nome39

A Central de Licitações do Governo do Ceará recebe, nesta sexta-feira (12), as propostas das empresas ou consórcios interessados em executar a implantação da segunda etapa da Av Perimetral de Sobral, trecho entre as CEs 178 (Sobral-Santana do Acaraú) e 440 (Sobral-Meruoca). A sessão para o recebimento das propostas ocorrerá às 9 horas, na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), será responsável pela via, que terá 11,3 quilômetros, com uma pista de sete metros, acostamentos, sinalizações e obras d’arte, incluindo uma nova ponte sobre o Rio Acaraú. De acordo com o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, a obra tem um custo estimado de R$ 32,5 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Tesouro Estadual – faz parte do Programa Ceará de Ponta a Ponta. Porém, “com certeza, será contratada por um valor menor, pelo que temos observado em outras licitações”, observa o titular da Infraestrutura.

A previsão é que, depois de iniciados, os trabalhos sejam concluídos em 12 meses. A nova via dará mais segurança ao transporte coletivo e individual a equipamentos regionais, como o Hospital Regional, o Parque de Exposições e a Universidade Estadual Vale do Acaraú, facilitará o transporte rodoviário de carga das fábricas localizadas em Sobral e entorno e aumentará a fluidez do trânsito na região central da cidade. Quando concluído, o trecho interligará sete rodovias radiais à Princesa do Norte. A obra projeta ainda atender à demanda gerada pelo aterro sanitário, em construção, que atenderá 16 municípios, e ao futuro aeroporto regional.

1a fase em conclusão

unnamedsiteO primeiro trecho da Avenida Perimetral de Sobral está em fase de conclusão pela Secretaria das Cidades do Governo do Ceará. A obra possui uma extensão de 6,62 km, que começa na interseção com a CE-440, no acesso às cidades de Meruoca e Alcântaras, e segue até a Av. Ermírio de Moraes (que está sendo duplicada e requalificada, também pelo Governo do Ceará) e BR-222, depois do acesso ao distrito de Jordão. A intervenção possui investimentos de cerca de R$ 12 milhões, com previsão de entrega até fevereiro deste ano.

Janeiro 2018