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Ramal do VLT Parangaba-Mucuripe

MapaO Ramal do VLT Parangaba-Mucuripe é um projeto da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) em conjunto com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) que visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.

O Ramal atravessa 22 bairros, que representa 505.162 habitantes (aproximadamente 20% da população da cidade) e possui uma densidade demográfica de 9.717,65 hab/km2 (22% acima da média de Fortaleza) – dados: SEPLAG/SEINFRA (2009). Um estudo de viabilidade realizado entre os dias 25 e 29 de maio de 2006 resultou uma previsão de demanda potencial de 90.000 passageiros por dia.

Projeto técnico

O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada (Parangaba), a do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal) e outro tipo de padronização para as outras seis estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe. Os modelos constam do material descritivo.

Serão construídos, também, dois elevados com vãos de 32,90 metros, uma passagem inferior passando pela avenida Borges de Melo, além de passarelas sobre a avenida Expressa e a Pontes Vieira, como exemplos.

Integração

No futuro, o ramal Parangaba-Mucuripe será integrado a outras três linhas. A Oeste, já existente, e que teve seus trens remodelados com reforços de VLTs. O sistema também contará, a partir do ano que vem, com os Trens Unidade Elétricas da Linha Sul, a primeira linha metroviária do Ceará, que recebeu investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão. A expectativa é que o Governo do Estado avance, este ano, no projeto e na captação de recursos junto ao Governo Federal para colocar em prática a Linha Leste, subterrânea, e que sairá do Centro ao Fórum Clóvis Bevilaqua.

Benefícios

Com previsão de início das obras em 11 de novembro de 2011 e conclusão até junho de 2013, o ramal Parangaba Mucuripe terá um público de passageiros estimado em aproximadamente 90 mil por dia. O ramal, de 12,7 quilômetros ligando o Mucuripe à Parangaba, sendo 11,3 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados passará por 22 bairros. A obra faz parte da matriz de responsabilidades do Estado para a Copa do Mundo de 2014.

Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela Bom Sinal no Cariri, sertão cearense, conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens.

Licitação

Empresários interessados em participar da licitação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe deverão apresentar suas propostas e documentação no dia 11 de agosto na Procuradoria Geral do Estado. Até lá, o material descritivo para questionamentos a respeito da obra estará disponível nos sites www.seinfra.ce.gov.br e do Metrô de Fortaleza www.metrofor.ce.gov.br e, posteriormente, no site da Procuradoria, www.pge.gov.br. Poderão participar da licitação consórcios compostos por até três empresas.

Para o projeto o Governo do Estado gastará R$ 200 milhões, sendo R$ 38,5 milhões de recursos do Tesouro Estadual e o restante de empréstimos obtidos junto ao BNDES via Caixa Econômica Federal. Nos valores não estão inseridas as desapropriações.

 

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24/06/2011 - Audiência discute edital do Ramal Parangaba-Mucuripe

27/06/2011 - Empresários conhecem projeto do ramal Parangaba-Mucuripe

Arquivos relacionados:

28/06/2011 - Minuta de Edital (441.11 KB)

28/06/2011 - Termo de Referência (3.29 MB)

04/08/2011 - Alteração da Minuta de Edital (64.37 KB)

 

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