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VLT Parangaba-Mucuripe

 VLT Ramal Parangaba - Mucuripe


O Ramal do VLT Parangaba-Mucuripe é um projeto realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA, para a implantação de um sistema de transporte de passageiros sobre trilhos. As obras estão divididas em três trechos:

1) Passagem inferior da avenida Borges de Melo, no bairro de Vila União;
2) Estação Borges de Melo à Estação Parangaba e o Centro de Manutenção;
3) Estação Iate à Estação Borges de Melo.

O VLT vai aproveitar o traçado da via utilizada atualmente para o transporte de cargas. Haverá a remodelação da linha e implantação de via dupla para o transporte de passageiros. Os trens passarão pelos seguintes bairros: Parangaba, Itaperi, Serrinha, Itaoca, Aeroporto, Vila União, Montese, Parreão, São João do Tauape, Alto da Balança, Fátima, Joaquim Távora, Dionísio Torres, Salinas Aldeota, Cocó, Papicu, Varjota, Vicente Pinzon, Mucuripe e Cais do Porto.

mapa-vlt


O ramal terá 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão, serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetro de trechos elevados. O percurso contará com dez estações:

Parangaba
Montese
Vila União
Borges de Melo
São João do Tauape
Pontes Vieira
Antônio Sales
Papicu
Mucuripe
Iate

O projeto prevê a construção de três tipologias de estação. A de Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada. A estação elevada da Parangaba possibilitará a integração com a Linha Sul do Metrô de Fortaleza e com o terminal rodoviário do bairro. Já a estação Papicu se integrará à Linha Leste do Metrô e ao terminal rodoviário.

O ramal Parangaba Mucuripe terá um público de passageiros estimado em aproximadamente 90 mil por dia e atenderá 22 bairros de Fortaleza. Oito VLTs , fabricados pela Bom Sinal Indústria e Comércio, no Cariri cearense, conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens. A estimativa é que o percurso de uma ponta a outra da linha seja feito em, aproximadamente, 30 minutos, com intervalo médio entre veículos de 7 minutos.

Quer saber mais, acesse o Hotsite do VLT.

 

 

 

 

 

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