Secretários

Secretário da Infraestrutura

Lucio Gomes

“É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFPB/UVA e MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e Bolsa de Valores Regional Ceará (BVRG CE). Também é professor licenciado da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi Secretário de Urbanismo e Obras da Prefeitura Municipal de Sobral, Engenheiro Residente em Sobral do então Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Diretor da Faculdade de Tecnologia da Construção Civil da UVA, Secretário Chefe do Gabinete do Governador do Ceará, Membro do Conselho de Administração da Teleceará, Diretor Econômico-Financeiro da Teleceará, Diretor de Planejamento em empresa nacional de grande porte e Gerente de Vendas Corporativo da Telemar/Oi, Regional CE/PI/MA. Exerceu o cargo de Secretário das Cidades do Governo do Ceará de 03 de agosto de 2015 a 31 de janeiro de 2017, quando assumiu a Secretaria da Infraestrutura do Estado – SEINFRA.

Secretário Adjunto da Infraestrutura

André Pierre

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Servidor público estadual, foi o coordenador de Transportes e Obras da SEINFRA de 2013 até o início 2018, atuando diretamente na gestão de contratos de obras do VLT de Fortaleza, Ampliação do Porto do Pecém e Linha Leste do Metrô. Também já atuou como Coordenador de Engenharia do Departamento Estadual de Rodovias – DER, Coordenador administrativo-financeiro da Prefeitura Municipal de Maracanaú e Diretor do Departamento de Engenharia da Secretaria de Saúde do Ceará. Na extinta Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, também ocupou os cargos de Diretor de Articulação Comunitária e Diretor de Desenvolvimento Metropolitano.


 

Secretário Adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações

Adão Linhares

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1981), com Mestrado em Planejamento Energético e Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Gestão em Energia pela Fundação Getúlio Vargas. Com mais de 30 anos de experiência no setor de energia, realizou trabalhos na Eletrobrás Termonuclear, incluindo a participação em projetos de cooperação internacional Brasil/Alemanha, desenvolvendo projetos de energia na SIEMENS, na Alemanha por 6 anos. Na Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará, por 8 anos, foi responsável pela Diretoria de Energia e Comunicações, onde planejou e coordenou projetos que contribuíram para tornar o Ceará pioneiro na geração de energia eólica no Brasil e autossuficiente em geração de energia. Fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEOLICA, já ocupou cargos na Agência de Desenvolvimento do Ceará – ADECE, no Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente – CENEA, na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, além de ter atuado em diversas empresas na iniciativa privada.

Secretário Executivo

Paulo César Moreira de Sousa

É servidor público do Estado do Ceará, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza – Unifor, e com especialização em Administração de Empresas de Transportes e em Gestão de Trânsito e Transportes Urbanos pela Universidade Federal do Ceará, e em Gestão Financeira pela Unifor. Foi Coordenador Administrativo-Financeiro da Secretaria das Cidades do Ceará, Gerente Financeiro da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR, Diretor Administrativo-Financeiro do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/CE, além de ter ocupado diversos cargos na estrutura administrativa dos municípios de Morada Nova, Caucaia, Sobral, Iguatu e Maracanaú. Também foi Secretário Geral da Estrutura do Gabinete do Governador do Estado do Ceará, de 1991 a 1995, e Chefe de Gabinete da Secretaria de Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Governo do Estado do Ceará, de 1989 a 1990.