VLT Ramal Parangaba – Mucuripe

O Ramal do VLT Parangaba-Mucuripe é um projeto realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura – SEINFRA, para a implantação de um sistema de transporte de passageiros sobre trilhos.

O ramal aproveita o traçado da via utilizada atualmente para o transporte de cargas, remodelando a linha e implantando de via dupla para o transporte de passageiros. O projeto prevê 13,2 km (1,4 km em elevado) de extensão com 10 estações, 12 pontes e 3 passarelas, além da urbanização de inúmeras áreas de 22 bairros da capital cearense, e se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza e às linhas Sul e (futura) Leste do metrô de Fortaleza. A potencial demanda do modal é de 90 mil passageiros por dia.

 

Veja as estações:

⦁ Parangaba
⦁ Montese
⦁ Vila União
⦁ Borges de Melo
⦁ São João do Tauape
⦁ Pontes Vieira
⦁ Antônio Sales
⦁ Papicu
⦁ Mucuripe
⦁ Iate

O VLT iniciou a fase de operação assistida, ou seja, com transporte de passageiros e sem cobrança de tarifa, em julho de 2017, entre as estações Parangaba e Borges de Melo, de 6 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. Em julho de 2018, a operação foi estendida e passou a ser entre as estações Parangaba e Papicu, aumentando o percurso para cerca de 10,8 km e incluindo 8 das 10 estações previstas no projeto. Em setembro de 2018, a operação assistida teve o horário ampliado, passando a funcionar de 6 da manhã às 13 horas e de 16h40 às 20h, de segunda a sábado.

 

Quer saber mais, acesse o Hotsite do VLT.