Governador assina ordem de serviço para fornecimentos de 20 trens do Metrô de Fortaleza

7 de julho de 2009 - 03:00

Com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Cid Gomes para o fornecimento de 20 trens unidade elétrica (TUEs), nesta segunda (6), o Estado dá mais um passo para a efetivação da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Esse trecho, conhecido também, como o primeiro estágio do Metrô, a Linha Sul, se estende por 24 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,8 subterrâneos e 2,2 elevados, e liga as estações de Vila das Flores (Maracanaú) e João Felipe (Fortaleza). O prazo para a entrega das primeiras unidades é de 15 meses. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 240 milhões.

A ordem de serviço foi assinada, no Palácio Iracema,   pelo governador Cid Gomes e o vice-presidente da empresa italiana AnsaldoBreda, vencedora da licitação, Arcangelo Forneli e contou ainda com a presença dos secretários estaduais, Ivo Gomes (Chefe de Gabinete do Governador) e Adail Fontenele (Infraestrutura); do presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes; do secretário de Assuntos Governamentais, Waldemir Catanho, representando a prefeita Luizianne Lins e dos deputados estaduais, José Albuquerque, Dedé Teixeira e Roberto Cláudio, entre outras autoridades.

 Durante a assinatura, Cid Gomes afirmou que já está em andamento a licitação para as obras do trecho que ligará a estação da Lagoinha, na Parangaba, à estação João Felipe, no Centro de Fortaleza. “Estamos procurando assegurar que não fiquemos sem obras para que os prazos sejam cumpridos e o Metrô de Fortaleza esteja concluído em 2010”, ressaltou o governador, em referência à paralisação das obras da Linha Sul pelo consórcio construtor e que aguarda decisão judicial para o retorno das atividades.

Cid Gomes também avalia que a conclusão do Metrô coloca em jogo a capacidade do poder público em corresponder os anseios da população. “É uma questão de honra a conclusão do Metrô para a garantia de transporte seguro e confortável para a população que espera por esse sistema há dez anos”.
O governador apresentou à empresa os investimentos do Estado no setor de transporte ferroviário, como o Metrô do Cariri, com previsão de inauguração antes do final do ano. O Trem do Cariri ligará Juazeiro do Norte ao Crato. Ele anunciou também a implantação do Metrô de Sobral, cujo edital para a compra dos trens deverá sair no próximo dia 14 e a entrega de propostas deverá acontecer no dia 24 de julho.