Seminário da Prainha passa por reforma

9 de setembro de 2009 - 03:00

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o Seminário da Prainha, na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza, tombados pelo Governo está passando por obras de reforma e restauração de toda a sua fachada. Os trabalhos estão sendo executados e fiscalizados pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), para a Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Estão sendo investidos na obra R$ 820,4 mil e o prazo de conclusão é de 240 dias.

A edificação, de estilo neoclássico, passará por a restauração da fachada do conjunto de forma a preservar aquele patrimônio, um monumento histórico e arquitetônico do Estado que ainda conserva expressivo acervo de azulejos do século XIX, oriundo de Portugal. A obra visa ressaltar esse acervo, criar acessibilidade aos portadores de deficiência física, retornar o gradil cercando o seminário e a reabrir o jardim da igreja proporcionando melhor visão do monumento pela comunidade e turistas.

Atualmente, as instalações da Igreja, inaugurada em 1841, ainda destinam-se ao culto religioso. No seminário, de 1864, funcionam o Instituto de Ciências Religiosas (Icre) e o Instituto Teológico Pastoral do Ceará (Itep), administrados pela Arquidiocese de Fortaleza. O conjunto arquitetônico foi tombado pelo Governo do Estado em outubro de 2008.

O Seminário da Prainha é uma instituição  católica de formação eclesiástica da Arquidiocese de Fortaleza e que serve a diversas dioceses, Ordens e congregações religiosas para a formação de padres, religiosos e leigos. O Seminário foi um importante centro de formação do clero. Mais tarde passou a denominar-se Seminário Episcopal do Ceará, depois Seminário Provincial da Prainha. Em 1967 foi criado o Instituto Superior de Cultura Religiosa (Iscre), na sucessão do Seminário da Prainha. Em 1968 o Instituto passa a ser o Instituto de Ciências Religiosas (ICRE). Em 1972 foi criada a Faculdade de Filosofia de Fortaleza, extinta alguns anos mais tarde. Hoje abriga o Instituto Teológico Pastoral do Ceará.