Detran e BPRE realizam operação especial com foco no transporte intermunicipal de passageiros

5 de abril de 2020 - 08:00 # # # #

A Operação Semana Santa 2020 foi iniciada nesta quinta-feira (9), e segue até domingo (12), nas rodovias estaduais. Um efetivo de 952 agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) realizarão 116 operações, utilizando 65 viaturas e 75 etilômetros.

Este ano, a Operação Semana Santa terá um caráter especial. Devido à epidemia do novo coronavírus e em cumprimento ao Decreto Estadual nº 33.519, de 19 de março de 2020, que interrompeu o serviço de transporte rodoviário intermunicipal e metropolitano de passageiros, regular e complementar desde 23 de março de 2020, as equipes do Detran-CE intensificarão a fiscalização nas rodovias estaduais, em especial, nos limites entre municípios para garantir o cumprimento do referido Decreto e evitar o transporte clandestino de passageiros. Mesmo aquelas pessoas que não utilizam o transporte público intermunicipal, a orientação é que elas não viajem para evitar que o vírus transite entre os municípios do Ceará.

Os municípios de grande porte e maior tráfego de passageiros como Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas e Sobral receberam reforço. Todos os 27 postos fixos do BPRE já executam barreiras 24hs para garantir o cumprimento do Decreto e também evitar a entrada no Ceará de pessoas contaminadas, a exemplo dos casos recentes de ônibus clandestinos interceptados em operações montadas com o Detran-CE, Demutrans e Vigilância Sanitária nas cidades de Crato e Campos Sales. Em ambos os casos, os veículos eram oriundos de São Paulo. Os passageiros foram cadastrados e estão sendo acompanhados pelas Secretarias de Saúde municipais.

Além da fiscalização de transporte, a fiscalização de trânsito também continua atuante em todo o Ceará para garantir a segurança viária, evitar acidentes e, consequentemente, a sobrecarga no sistema de saúde. Os agentes do Detran-CE estão auxiliando as forças de segurança na manutenção do isolamento social, tanto nos municípios como em bairros de Fortaleza, conscientizando as pessoas sobre a importância de ficarem em casa e para dispersarem as aglomerações. Esse trabalho está sendo intensificado durante o feriado da Semana Santa.

Também haverá fiscalização nas principais praias do estado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o isolamento social durante o período, bem como coibir possíveis infrações por trafegar em locais proibidos (faixa de areia).

Lei Seca

A fiscalização de trânsito com base na Lei Seca permanece atuando, entretanto, os testes de alcoolemia que utilizam o etilômetro (bafômetro) só serão efetuados em condutores que apresentem sinais explícitos de embriaguez. Os agentes utilizarão máscaras de proteção. O combate à alcoolemia é importante para que o sistema e saúde não seja sobrecarregado com vítimas de acidentes de trânsito.