Secretário da Infraestrutura conduz visita guiada às obras do novo Aeroporto Regional de Sobral

18 de outubro de 2021 - 13:21 # # #

Cerca de 100 pessoas conheceram o projeto e tiveram oportunidade de acompanhar, de perto, o andamento da implantação do empreendimento

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, esteve, nesta sexta-feira (15), em Sobral, conduzindo uma visita guiada às obras do novo Aeroporto Regional. No início do roteiro, o titular da Seinfra apresentou aos convidados detalhes de como será o novo equipamento, que está com todas as suas frentes em execução: pista de pouso e decolagem, terminal de passageiros, sistema de combate a incêndio, pátio de aeronaves, acessos (taxi ways) e rodovia, dentre outras. O evento contou com a presença de representantes da sociedade civil, empresários, políticos da região, além de professores de universidades e imprensa.

“A intenção é entregar, já nos próximos meses, um equipamento que garanta, para as novas gerações, colocar Sobral e a Zona Norte em um novo patamar de desenvolvimento. A cidade de Sobral, especificamente, poderá também revolucionar, urbanisticamente, os bairros que, de alguma forma, sofrem influências limitadoras pela localização do atual aeródromo, com prolongamento de ruas e avenidas, e ocupação ou adensamento de espaços tão próximos do Centro”, argumentou o Secretário, durante a apresentação.

No final da apresentação, os participantes elogiaram o projeto e Lucio Gomes respondeu a várias perguntas. Ao abordar a questão da sustentabilidade operacional do novo equipamento, por exemplo, aproveitou para enfatizar que o empreendimento busca eficiência energética, pois será equipado com uma usina solar fotovoltaica. “A ideia é que o sistema de energia solar seja suficiente para garantir a operação do terminal e do prédio do sistema de combate a incêndio. O novo aeroporto vem para impulsionar o desenvolvimento econômico de Sobral e dos municípios vizinhos”.

Em seguida, todos percorreram a extensão do canteiro de obras, conhecendo a pista de pouso e decolagem, as pistas de rolamento (taxi way), o terminal de passageiros, a seção contra incêndio e até a usina de asfalto.

O evento contou com o apoio da Casa Civil do Governo do Estado, da Prefeitura de Sobral, do SAMU e do Detran-CE.

Mais informações do Aeroporto

O novo Aeroporto Regional de Sobral, fica a 13 quilômetros da Av. Perimetral de Sobral, contará com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão, por 30m de largura, e capacidade para receber aeronaves de porte médio.

O Terminal de Passageiros terá aproximadamente 2 mil metros quadrados de área construída e contará com estacionamento, balcões de check-in, salas de embarque e desembarque, administração, controle de voo, além de banheiros e espaços para quiosques e lanchonete.

Para o novo equipamento, uma rodovia de 2,7 km está sendo implantada, que fará a ligação do aeroporto à CE-178, na altura do acesso à sede do Distrito de Patriarca – onde uma rotatória será implantada. O novo aeródromo também terá uma unidade de combate a incêndios, além de balizamento noturno, vias de acesso (taxiamento) e pátio de aeronaves.

O empreendimento, que custará cerca de R$ 70 milhões, deve ser entregue no início de 2022.