Seinfra lança Manual de Controle Interno

2 de dezembro de 2022 - 10:30 # # #

Ser um instrumento que orienta o planejamento e gerenciamento, a fim de buscar cada vez mais qualidade, efetividade e aprimoramento das atividades da Administração Pública. Esse é um dos objetivos do Manual de Procedimentos para Avaliação dos Controles Internos, lançado pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), nesta terça-feira (29), durante a reunião do Comitê Executivo da pasta.

A Seinfra é uma das secretarias do Estado pioneiras na elaboração desse tipo de material, que atende às exigências da Prestação de Contas Anual do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), como indicativo de Procedimentos de Controle.

“É muito gratificante podermos contribuir, por meio da elaboração deste documento importante, para uma administração pública cada vez mais responsável e transparente, que busca atuar de forma ética e efetiva. E este manual também norteará as áreas que trabalham com controle e auditoria, no sentido de reduzirmos os riscos e alcançarmos os objetivos nos diversos níveis da organização”, destaca o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna, Paulo César.

Para a coordenadora da Assessoria de Controle Interno (ACINT) e presidente da Comissão de Elaboração do Manual, Paula Fidelis, o documento é importante para conduzir os processos e atividades de controle desempenhados pela Assessoria de Controle Interno. “O manual é uma ferramenta gerencial importante, que vem auxiliar não apenas à ACINT, mas toda a Seinfra na busca de realizar suas atividades com a excelência e a responsabilidade que o serviço público exige”, explica.

O Manual foi produzido por uma comissão formada pelos seguintes colaboradores: Paula Fidelis (presidente da comissão) – coordenadora da Assessoria de Controle Interno; Alexsidiney Carneiro – orientador na Célula de Contratos e Convênios da Coordenadoria Administrativo-Financeira; Bruno Braga – assistente técnico na Coordenadoria de Planejamento; Lucas Souza – orientador na Célula de Planejamento da Coordenadoria de Planejamento; Francisco Nobre Junior – assistente de gestão na Célula de Monitoramento de Transportes e Obras da Coordenadoria de Transportes e Obras; Luciana Marques – assistente de gestão da Coordenadoria de Energia e Telecomunicações; Marília Costa – Ouvidora; e Soraia Azevedo – assistente de gestão da Assessoria Jurídica.

O Manual de Controle Interno está disponível para consulta. Acesse o documento aqui.