Quem é Quem

Secretário da Infraestrutura

Antônio Nei de Sousa

Advogado formado pela Unifor, Antônio Nei já esteve como secretário-executivo da Secretaria das Cidades. Foi prefeito, vice e secretário municipal de Pereiro. Atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e como conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Foi secretário-executivo de Pesca da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna

Ronaldo Borges

É graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui mestrado em Irrigação e Drenagem pela UFC e especialização (em andamento) em Gestão Pública na Universidade de Fortaleza (Unifor).
Atuou na política profissional como membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE). Foi consultor do Sebrae na área de Gestão da Qualidade e Arranjos Produtivos Locais e perito do juízo na 5ª Vara da Justiça Federal, onde atuou em processos de desapropriação de imóveis rurais. Também trabalhou na elaboração e acompanhamento de projetos técnicos, econômicos e financeiros com o Banco do Nordeste.
Na gestão pública atuou como assessor técnico e de planejamento na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); secretário executivo e coordenador administrativo-financeiro na Secretaria das Cidades; secretário executivo na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); secretário executivo na Secretaria do Planejamento e Gestão da Seplag-CE. Está no serviço público desde 2012, quando ingressou na carreira de auditor fiscal agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Em 2019 foi nomeado como secretário do Planejamento e Gestão da Seplag-CE.
Em janeiro de 2023 foi nomeado pelo governador Elmano de Freitas para exercer o cargo de Secretário Executivo de Infraestrutura do Governo do Ceará.

Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações

Adão Linhares

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1981), com Mestrado em Planejamento Energético e Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Gestão em Energia pela Fundação Getúlio Vargas. Com mais de 30 anos de experiência no setor de energia, realizou trabalhos na Eletrobrás Termonuclear, incluindo a participação em projetos de cooperação internacional Brasil/Alemanha, desenvolvendo projetos de energia na SIEMENS, na Alemanha por 6 anos. Na Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará, por 8 anos, foi responsável pela Diretoria de Energia e Comunicações, onde planejou e coordenou projetos que contribuíram para tornar o Ceará pioneiro na geração de energia eólica no Brasil e autossuficiente em geração de energia. Fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEOLICA, já ocupou cargos na Agência de Desenvolvimento do Ceará – ADECE, no Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente – CENEA, na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, além de ter atuado em diversas empresas na iniciativa privada.