Secretários

Secretário da Infraestrutura

Antonio Nei de Sousa

Advogado formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), foi secretário executivo da Secretaria das Cidades de maio a dezembro de 2018 e secretário executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2021. Atuou no setor público como prefeito do município de Pereiro (1993-1996), na Região do Jaguaribe, Vice-Prefeito (2001-2004) e Secretário Municipal de Saúde. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e na Secretaria Municipal de Governo (Segov) e atuou como integrante do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Ainda na gestão pública, foi secretário da Regional I da Prefeitura de Fortaleza entre janeiro de 2021 até 2022. Em 30 de dezembro foi anunciado pelo governador diplomado Elmano de Freitas como Secretário da Infraestrutura do Governo do Ceará vindo a ser empossado em 1º de janeiro de 2023.

Secretária Executiva de Logística Intermodal e Obras

Liana Cláudia Fujita de Carvalho Rocha

Liana Fujita é engenheira civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Edificações pela UFC, além de Auditora Líder em Sistema de Gestão da Qualidade – Normas ISO9000. Tem vasta experiência em execução e gerenciamento de obras de médio e grande porte, nas áreas de saúde, educação, habitação popular e saneamento.

Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações

Adão Linhares Muniz

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1981), com Mestrado em Planejamento Energético e Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Gestão em Energia pela Fundação Getúlio Vargas. Com mais de 30 anos de experiência no setor de energia, realizou trabalhos na Eletrobrás Termonuclear, incluindo a participação em projetos de cooperação internacional Brasil/Alemanha, desenvolvendo projetos de energia na SIEMENS, na Alemanha por 6 anos.

Na Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará, por 8 anos, foi responsável pela Diretoria de Energia e Comunicações, onde planejou e coordenou projetos que contribuíram para tornar o Ceará pioneiro na geração de energia eólica no Brasil e autossuficiente em geração de energia. Fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEOLICA, já ocupou cargos na Agência de Desenvolvimento do Ceará – ADECE, no Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente – CENEA, na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, além de ter atuado em diversas empresas na iniciativa privada.

Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna

Ronaldo Lima Moreira Borges

É graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui mestrado em Irrigação e Drenagem pela UFC e especialização (em andamento) em Gestão Pública na Universidade de Fortaleza (Unifor). Atuou na política profissional como membro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) e diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE). Foi consultor do Sebrae na área de Gestão da Qualidade e Arranjos Produtivos Locais e perito do juízo na 5ª Vara da Justiça Federal, onde atuou em processos de desapropriação de imóveis rurais. Também trabalhou na elaboração e acompanhamento de projetos técnicos, econômicos e financeiros com o Banco do Nordeste.

Na gestão pública atuou como assessor técnico e de planejamento na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); secretário executivo e coordenador administrativo-financeiro na Secretaria das Cidades; secretário executivo na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); secretário executivo na Secretaria do Planejamento e Gestão da Seplag-CE. Está no serviço público desde 2012, quando ingressou na carreira de auditor fiscal agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Em 2019 foi nomeado como secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Seplag-CE e, em 2022, assumiu como secretário titular do Planejamento e Gestão. Em janeiro de 2023 foi nomeado pelo governador Elmano de Freitas para exercer o cargo de Secretário Executivo de Infraestrutura do Governo do Ceará.

Galeria dos ex-secretários da Secretaria da Infraestrutura

Francisco de Queiroz Maia Junior

Novembro 1999 – Abril 2002

Paulo Rubens Fontenele Albuquerque

Abril 2002 – Dezembro 2002

Luiz Eduardo Barbosa de Moraes

Janeiro 2003 – Dezembro 2006

Francisco Adail de Carvalho Fontenele

Janeiro 2007 – Dezembro 2014

André Macedo

Facó

Janeiro 2015 – Janeiro 2017

Lucio Ferreira Gomes

Fevereiro 2017 – Dezembro 2022