Cegás


 A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS)  foi constituída em 18 de outubro de 1993 e é uma sociedade de economia mista cuja criação foi autorizada pela Lei 12.010, de 05 de outubro de 1992. O objeto social da Companhia, definido nos termos do artigo 3º desta Lei, é a produção, aquisição, armazenamento, distribuição, comercialização de gás combustível e a prestação de serviços correlatos, observada a legislação federal pertinente, os critérios econômicos de viabilização dos investimentos, o desenvolvimento econômico e social, os avanços técnicos e a integração do gás combustível à matriz energética do Estado do Ceará. Alinhada diretamente aos interesses da sociedade cearense, a CEGÁS é um importante instrumento para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, desempenhando papel de relevância na matriz energética do Estado do Ceará.

Endereço:
Av. Washington Soares, 6475
Bairro José de Alencar – Fortaleza – Ceará
CEP 60.811-341
Fone: (85) 3266.6900 (Geral)
Call Center: 0800 2800.069
Site: www.cegas.com.br

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) desenvolve suas atividades como autarquia, desde 14 de maio de 1971, conforme a Lei 9.450, sendo, à época, vinculado à Secretaria de Polícia e Segurança Pública. Conforme o artigo 4 da Lei Estadual 9.450, o órgão tem por finalidade a disciplina e a fiscalização dos serviços de trânsito estadual e os de tráfego no âmbito da competência do Estado.

 

A mesma Lei enumera as competências do Órgão, identificadas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. No caso específico do Ceará, o Detran também é responsável pela fiscalização do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB, criado pela Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, lista 23 ações que competem ao Detran de cada estado realizar, entre os quais se destacam registrar e licenciar veículos; realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores; expedir a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, executar a fiscalização de trânsito; e aplicar as penalidades de infrações, autuar e aplicar medidas administrativas,

notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar.

 

Antes de funcionar na atual sede, no dia 22 de fevereiro de 1978, quando foi inaugurada, sendo diretor geral o coronel João de Almeida, o Detran-CE teve como sede o prédio onde atualmente funciona o Batalhão de Choque da Polícia Militar, na Rua Antônio Pompeu.

 

Em 1988, o órgão passou a ser vinculado à Secretaria de Transportes, Energia, Comunicações e Obras – Seteco, que em 1998, transformou-se em Secretaria da Infraestrutura. Em dezembro de 2008, as funções de trânsito e transportes do extinto Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (Dert) passaram a ser de responsabilidade do Detran, que estava vinculado à Secretaria das Cidades. Em agosto de 2019, o Detran voltou a ser vinculado à Secretaria da Infraestrutura. Hoje dispõe de 15 unidades regionais de atendimento e aproximadamente 130 unidades conveniadas com Prefeituras Municipais.

 

Endereço:
Av. Godofredo Maciel, nº 2.900
Maraponga – Fortaleza – Ceará
CEP 60.710-903
Fone: (85) 3195.2300
Perícia: 154
Site: www.detran.ce.gov.br

Metrô de Fortaleza


A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos é uma empresa de economia mista, com controle majoritário do Governo do Ceará, e que realiza o transporte de passageiros sobre trilhos no estado, através da operação – no momento – de cinco linhas metroviárias. A estrutura administrativa é composta por seis diretorias: Desenvolvimento Estratégico, Desenvolvimento e Tecnologia, Gestão Empresarial, Implantação, Operação e Manutenção, além da Diretoria da Presidência.

Endereço:
Rua Senador Jaguaribe, nº 501, bairro Moura Brasil
Centro – Fortaleza – Ceará
CEP 60010.010
Fone: (85) 31017100 (recepção)
Ouvidoria: 155 / www.cearatransparente.ce.gov.br
Site: www.metrofor.ce.gov.br