Governo entrega pavimentação ligando Paramoti a General Sampaio

28 de fevereiro de 2011 - 03:00

O Governador Cid Gomes entregará à população o trecho da rodovia CE-253, que liga o município de Paramoti a General Sampaio, no Sertão Central cearense. A  pavimentação, com 24,9 km, será inaugurada nesta terça-feira, primeiro de março, às 19 horas, na Praça Central da sede do município de General Sampaio, distante 127 km de Fortaleza. Além do governador, participarão do evento o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele; o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, além de prefeitos da região e lideranças da comunidade.

O trecho recebeu serviços preliminares, terraplenagem, pavimentação, revestimento em Tratamento Superficial Duplo (TSD), além de equipamentos complementares como pontes, bueiros e drenos (tecnicamente chamadas de obras d’arte), sinalização vertical e horizontal, proteção ambiental, e aquisição de material betuminoso. Todas as intervenções na via tiveram um custo total de R$ 17,1 milhões.

Paramoti-General Sampaio está contemplado dentro do Programa Rodoviário do Estado do Ceará ? Ceará III, e recebe investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do Tesouro do Estado. Os trabalhos são fiscalizados pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). A pavimentação faz parte de uma série de inaugurações de rodovias, obras estruturantes, entre outras, que o Governo entregará no primeiro semestre desde ano.

Programa Ceará III

O Programa Rodoviário do Estado do Ceará – Ceará III, visa reduzir as deficiências da malha rodoviária estadual não pavimentada e restaurar as rodovias pavimentadas, não incluídas no Programa Ceará II, obedecendo critérios de seleção exigidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. O custo total previsto no Programa Ceará III é de US$ 254.355 milhões, dos quais US$ 158.620 milhões são financiados pelo BID, e US$ 95.735 milhões custeados com recursos do Governo do Estado do Ceará como contrapartida.