Camocim recebe reforma e ampliação do seu aeroporto regional

6 de abril de 2011 - 13:17

As obras de reforma e ampliação do aeroporto de Camocim, município da Região Norte do Estado, distante cerca de 600 km de Fortaleza, serão entregues nesta quinta-feira (7/4), às 17 horas, pelo governador Cid Gomes. O novo aeroporto contará agora com pista de pouso e decolagem com 1.200 metros de extensão por 30 metros de largura, uma Seção de Combate a Incêndio (Secinc) e balizamento noturno, tornando o aeroporto mais seguro para pousos e decolagens, inclusive noturnas. A obra da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) recebeu um investimento de R$ 5,2 milhões do Governo do Estado.

O aeroporto, denominado Pinto Martins em homenagem ao aviador nascido naquele município,  recebe cerca de 350 passageiros mensalmente, conforme explica o engenheiro Alberto Gonçalves.  O projeto do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) deixou o aeroporto apto a receber aeronaves com capacidade de até 20 passageiros, podendo realizar pousos e decolagens, inclusive durante a noite. “As melhorias fortalecerão o setor turístico da região, um dos pontos fortes da economia de vários municípios”, reforça. As obras foram executadas pela construtora Poligonal.

O DER, agora Departamento de Estradas de Rodagem, vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), além do aeroporto de Camocim, mantém os aeroportos regionais de Tauá, – cuja reforma aguarda apenas homologação da Infraero – Aracati, Iguatu, Sobral, Campos Sales, Crateús, Quixadá, e o de São Benedito, este em construção, devendo receber uma pista de pouso e decolagem de 1.500 metros de extensão por 30 metros de largura, além de pista de taxiamento, pátio de estacionamento para as aeronaves, balizamento noturno, serviço de Combate Contra Incêndios (Secinc) e urbanização. O investimento neste empreendimento é de R$ 5 milhões.

Serviço:
Inauguração do Aeroporto Regional de Camocim, na rua Sebastião Lopes, bairro Aeroporto, acontece dia 7 de abril, às 17 horas,

Saiba Mais:
– Euclides Pinto Martins nasceu em Camocim no dia 15 de abril de 1892. Formado em Engenharia nos Estados Unidos, fez parte da equipe que realizou a primeira travessia aérea entre as cidades de Nova York e Rio de Janeiro entre os anos de 1922 e 1923. Morreu em 12 de abril de 1924.
– Atualmente o Governo mantém dez aeroportos, incluindo o de Camocim e o de São Benedito, ainda em construção.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65