Secretário e governador inspecionam montagem dos VLTs e obras do Metrô de Sobral

5 de maio de 2011 - 19:24

O governador Cid Gomes e o Secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, estarão nesta sexta-feira (6/5) no município de Barbalha quando inspecionarão os serviços de montagem de dois dos cinco Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) adquiridos pelo Governo do Estado para utilização no Metrô de Sobral. A fabricação está sendo feita pela empresa Bom Sinal naquele município. As obras civis do Metrô de Sobral foram iniciadas em março e também serão inspecionadas pelo secretário no sábado (7). As visitas fazem parte dos eventos do Programa O Governo do Estado na Minha Cidade (Governo Itinerante), que acontece nestes dois municípios.

Os dois VLTs em montagem – com dois carros cada um -, estão totalmente estruturados, sendo que dois já estão com 60% dos revestimentos externos e pisos concluídos. A fabricação do material rodante está recebendo um investimento do Estado de R$ 23,5 milhões.

O sistema metroferroviário de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão total e será implantado com dois ramais. Um deles vai compartilhar a linha de cargas já existente e hoje administrada pela Transnordestina Logística. Nesse trecho, estão em obras as estações Cohab II (no sudeste da cidade), Dom Expedito e Sumaré (no sudoeste da cidade). Nas estações Cohab II e Sumaré, já foram feitas a locação e o gabarito e iniciada a escavação das fundações da estrutura. Na Estação de Dom Expedito, foi construído o muro de arrimo de contenção do aterro e está sendo executado o aterro. Esse ramal terá de extensão 6,4 quilômetros e ao todo seis estações (Sinhá Sabóya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré).

No trecho novo, que terá de extensão 5,7 quilômetros e será construído para atender o lado norte do município, está sendo executado o serviço de topografia da via do trecho do Ramal da Grendene e a locação da estação. Esse segundo ramal vai ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de cinco estações (Grendene), Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III). Vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Os dois ramais formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

O projeto do Metrô de Sobral surgiu como uma necessidade do Governo do Estado de estruturar as cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios. Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos estão sendo feitos na cidade, como a consolidação do polo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas, o fortalecimento do polo industrial e, mais recentemente, a construção do Hospital Regional. O metrô do Cariri, que liga Juazeiro do Norte ao Crato está em operação comercial desde maio do ano passado.

Serviço:
-Visita à linha de montagem dos VLTs na fábrica Bom Sinal, em Barbalha, sexta-feira (6) às 14h30.

Saiba mais:
-Visita às obras civis do metrô de Sobral, em Sobral, sábado (7), às 14h30.
-Serão fabricados cinco veículos automotrizes, do tipo Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), com motorização diesel, tração hidráulica, movimentação bidirecional, duas cabines de comando, e ar condicionado;
– Os veículos tem capacidade para 230 passageiros, velocidade máxima operacional de 60 km/h, sendo que as composições medem 29 metros de comprimento cada.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)