Pernambuco conhece modelo de transporte de passageiros do Ceará

12 de maio de 2011 - 18:44

O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, reuniu-se com o secretário Adail Fontenele (Seinfra) para conhecer detalhes do sistema de transportes rodoviários intermunicipais do Estado, pioneiro no País na organização deste serviço. O objetivo é colher informações para subsidiar mudanças na regularização do serviço de transporte no estado vizinho. Entre as vantagens estão a redução das tarifas, que apresentaram uma queda média de 14,23% no preço.

Além do vice-governador e do secretário Adail Fontenele, estiveram na reunião sobre o tema, ocorrida na Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra-CE) na tarde do último dia 11, o secretário-adjunto da Seinfra, Otacílio Borges;  o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), João Pupo; técnicos do órgão; além do presidente da Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (Epti), Dilson Peixoto.

O serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros agora é composto pelos serviços regular (operado por ônibus) e complementar  (operado por vans e miniônibus). Ambos são oferecidos por operadores selecionados mediante licitação e, não mais, por permissão como vigorava anteriormente. A medida oferece,  além do ordenamento do serviço, mais segurança aos usuários desse tipo de transporte em todo o Estado.

Somados, os sistemas de transportes complementares e regular transportam cerca de 2,7 milhões de passageiros por mês. O sistema regular opera em 91 linhas, utilizando 370 veículos e atendendo a uma demanda de cerca de 1,1 milhão de passageiros. Já o modo complementar opera com cerca de 1.027 vans e micro-ônibus, transportando mensalmente aproximadamente 1,6 milhão de usuários. Com o ordenamento foram criados cerca de 3.300 empregos formais.

Inovações

O novo sistema trouxe inovações como a substituição das atuais concessões de linhas por áreas de atuação; operação pelo sistema de cooperativa (no caso dos complementares) ou consórcio (para os ônibus); maior rigor nas especificações dos veículos utilizados no serviço; e a emissão obrigatória de bilhetes de passagem, dentre outras.

Pelas novas regras, os serviços de transporte regular atuam em oito pólos regionais e o alternativo, operado por miniônibus em cinco pólos radiais e regionais. Todos os veículos são dotados de chip e antena para monitoramento do percurso, melhorando a fiscalização dos serviços. Os veículos tipo vans deverão ser substituídos por miniônibus num prazo de um ano a partir do início dos serviços.

Saiba mais:

Sistema de transportes rodoviários intermunicipais em números
2,7 milhões ? Total de passageiros transportados mensalmente
1,1 milhão ? População transportada em ônibus
1,6 milhão ? Usuários de vans e micro-ônibus
3.300 ? Estimativa de empregos com formalização
14,23% – Redução do preço médio das tarifas

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)