Prorrogada validades das carteiras intermunicipais

30 de maio de 2011 - 18:04

Mais de 13 mil estudantes cearenses que utilizam  carteiras  intermunicipais tiveram prorrogado o direito ao pagamento de meia  passagem nos transportes coletivos por mais 30 dias. A Comissão  Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe) resolveu prorrogar até o  dia 30 de junho a validade das carteiras estudantis intermunicipais  emitidas em 2010 e cuja validade terminaria nesta terça-feira, dia 31.  A medida se deve ao alto número de solicitações dos novos documentos,  cerca de 3.700 apenas em maio. As novas carteiras, que serão válidas  até maio de 2012, deverão ser entregues num prazo de 45 dias.

As solicitações do documento para 2011 estão sendo recebidas pelas  entidades estudantis credenciadas à Cogempe,  presidida atualmente  pela advogada Vilani Falcão, servidora pública ligada à Secretaria da  Infraestrutura do Estado (Seinfra). Segundo Vilani, possuem direito ao  benefício os estudantes regulamente matriculados em escolas públicas  ou privadas no Ensino Fundamental, Médio, Superior ou Tecnológico que  residam em outro município da mesma macrorregião.

Para solicitar a carteira o estudante deve apresentar uma foto tamanho  3×4, cópia do RG, do comprovante de endereço e de matrícula, e do  recibo de taxa a ser paga mediante depósito bancário no valor de R$  18,00. três entidades estudantis credenciadas recebem a solicitação  das carteiras: Associação Metropolitana dos Estudantes (AME);  Associação dos Estudantes de Fortaleza (Asesf) e a Associação dos  Estudantes do Ceará (Asesc) e conveniadas. Estas recebem as  solicitações e as repassam à Cogempe, responsável pelo processo de  credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à  expedição das carteiras.

Promoções e pontuações

As carteiras emitidas mediante parceria com a Libercard permitem o seu  uso como cartão de débito, e a participação de promoções de fidelidade  junto a empresas credenciadas, que premiam com direito a passagens de  ônibus para outros municípios cearenses e até outros Estados, conforme  a pontuação. Se atingir dez pontos o estudante ganha cinco passagens  tradicionais. Com 15 pontos pode requerer uma passagem para qualquer  município cearense pela Empresa Guanabara e, alcançando 30 pontos,  para outras cidades do País.  Ele também terá direito a desconto de  50% na compra de passagens para os municípios de Juazeiro do Norte,  Iguatú, Crato, Barbalha ou Sobral.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65