EIA/Rima do ramal Parangaba Mucuripe em análise na Semace

1 de junho de 2011 - 18:18

Está em análise pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) os estudos e o relatório de impactos ambientais (EIA/Rima) referentes a obras de implantação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe. Os documentos foram entregues pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra ) na terça-feira (31) e deverão ser avaliados até o dia 20 de julho, quando está prevista audiência pública para apresentação do projeto à população. O ramal será operado por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao longo de 12,7 km de extensão e está orçado em R$ 265 milhões.

O documento elaborado pela Secretaria lista os eventuais riscos ao meio ambiente decorrentes da implantação do projeto e as medidas preventivas a serem adotadas de forma a evitá-los. Segundo o titular da Seinfra, Adail Fontenele, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) analisará e votará o relatório provavelmente em agosto e a meta é licitar aos trabalhos entre os meses de agosto e outubro, com início das obras neste mês. Cumpridos os prazos, a expectativa da Seinfra é concluir a obra até o primeiro semestre de 2013, antes da Copa das Confederações.

A nova linha terá seis composições, composta por quatro carros cada uma, movidas à diesel, nos quais serão investidos R$ 60 milhões. O ramal, uma das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014,  prevê o transporte de 90 mil pessoas diariamente a serem atendidas por 11 estações ao longo do seu trajeto entre Parangaba e a Praia Mansa, no bairro do Mucuripe.

 

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)