Comissões de Habilitação do Detran em onze cidades do Interior

3 de junho de 2011 - 20:41

Neste sábado (4) e domingo (5) serão realizados nos municípios de  Russas e Apuiarés os exames de legislação e, em Iguatu e Itapipoca, os  de prática de direção dos candidatos à primeira carteira de  habilitação, categoria B, inscritos nos escritórios regionais do  Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) em Crateús, Itapipoca e  Russas. Os candidatos somente realizam as duas provas aplicadas pelas  Comissões Volantes de Habilitação após serem aprovados nos exames de  saúde, psicotécnico e o curso de formação de condutores com 30  horas/aula.

Em maio o Detran realizou as inscrições diariamente nos postos  regionais do órgão em Russas, Itapipoca e Crateús. Os candidatos à  carteira devem ter como pré-requisitos ser alfabetizado, ser  maior de  18 anos de idade, ter carteira de identidade, CPF, apresentar  comprovante de endereço e estar matriculado em uma auto-escola,  conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. As Comissões  Volantes de Habilitação são formadas por examinadores e coordenadores  da Coordenadoria de Habilitação do Detran-Ce, órgão vinculado à  Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Os exames visam dar oportunidade aos candidatos residentes no Interior  cearense de obterem a Permissão para Dirigir. Após um ano os aprovados  podem requerer  Carteira de Habilitação definitiva. Em junho as  comissões estarão em Russas, Iguatu, Tabuleiro do norte, Apuiarés,  Parambu, Itapipoca, Crateús, Uruoca, Quixadá, Morada Nova e Monsenhor  Tabosa.