Audiência discute edital do Ramal Parangaba- Mucuripe

24 de junho de 2011 - 19:37

Na próxima segunda-feira, 27, às 9 horas, no auditório da Secretaria da Infraestutura, será realizada audiência pública para discutir a licitação para contratação de serviços de execução das obras civis para implantação do Ramal Parangaba – Mucuripe. O empreendimento será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa de 2014. A via vai atravessar 22 bairros e beneficiar 90 mil passageiros/dia.

O Ramal vai ser operado com veículos leves sobre trilhos (VLT) a diesel e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfí1cie e 1,4 km em elevado. Durante a audiência pública, serão apresentados detalhes técnicos do empreendimento para empresas que potencialmente tenham interesse em participar da licitação para executar a obra. A previsão é que o edital de licitação do Ramal seja lançado em novembro. Mais informações sobre a licitação podem ser encontradas no site www.metrofor.ce.gov.br.

Ao longo de seu trajeto, o Ramal Parangaba-Mucuripe terá as estações: Parangaba, Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe, Serviluz e Praia Mansa. A previsão é que a obra tenha início até o fim deste ano e seja concluída em 2013. A via vai ter um tráfego misto (passageiro e carga), pois será implantada na faixa que hoje é operada pela linha de carga.

A criação do VLT em Fortaleza favorecerá a dinâmica no transporte sob vários aspectos. Ele ligará da a região hoteleira à Paranbaga, atendendo às diretrizes do Governo Federal, ao passar por portos, aeroportos, rodoviária e estádio. Além disso, o VLT fará integração com o sistema de transporte público, o que o deixa em consonância com o Plano Diretor.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65
@seinfrace (Twitter oficial da Secretaria da Infraestrutura do Estado)