Empresários conhecem projeto do ramal Parangaba Mucuripe

27 de junho de 2011 - 19:34

Empresários tiveram nesta segunda-feira (27), o primeiro contato com detalhes do ramal ferroviário Parangaba Mucuripe, durante audiência de apresentação do projeto. Todo o material descritivo estará disponível a partir de amanhã para consulta pública nos sites da Secretaria da Infraestrutura do Ceará  (www.seinfra.ce.gov.br) e do Metrô de Fortaleza (www.metrofor.ce.gov.br).  Poderão participar da licitação consórcios de até três empresas. A previsão de lançamento do edital é 11 de agosto deste ano.

Com investimentos em R$ 200 milhões, sendo R$ 170 milhões do Governo Federal e R$ 30 milhões de recursos do tesouro estadual sem contar as desapropriações, a obra faz parte da matriz de responsabilidades do Estado para a Copa do Mundo de 2014. A expectativa do secretário Adail Fontenele, da Seinfra, que abriu a audiência, é de que Ordem de Serviços assinada em 11 de novembro de 2011, com previsão de conclusão das obras em 18 meses a partir da autorização,ou seja, no primeiro semestre de 2013. “As pessoas estão com um nível de envolvimento muito bom para que o projeto saia na data”, comemora o secretário. “A presidenta Dilma Rouseff já determinou que as obras que não comecem em dezembro não serão consideradas como prioridade para a Copa”, completa Adail.

Durante a apresentação do projeto o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferrúcio Feitosa, ressaltou a importância do empreendimento como uma obra de grande uso para melhorar a mobilidade urbana da Capital. “O VLT vai passar por 22 bairros atendendo 20% da população da Capital”, lembra Ferrucio.

A expectativa é que, depois de implantada, 90 mil pessoas utilizem a linha, operada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) construídos em Barbalha pela empresa Bom Sinal. Serão 12,7 quilômetros ligando o Mucuripe à Parangaba, sendo 11,3 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados. Entre as alterações urbanas estão a construção de passarelas à população passando pela Via Expressa e Pontes Vieira.

Serão oito estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu apresentam projeto diferenciado pela integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.

Obra em números

22 bairros beneficiados