Audiência pública detalha projeto do VLT à população

21 de julho de 2011 - 18:04

A audiência pública sobre o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do ramal Parangaba-Mucuripe às comunidades do entorno da obra foi realizada hoje, 20, no plenário da Assembleia Legislativa, local escolhido, dentre outras questões, pela proximidade com as comunidades interessadas no projeto. A audiência, presidida pelo presidente do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente, com a secretaria do titular da Semace, Ricardo Araújo, é um requisito para serem consentidas as licenças prévia e de instalação da obra.

Entre os pontos de maior dúvida postos durante a apresentação estão o valor de avaliação das moradias e o prazo para uma possível desapropriação, uma vez que nem todas as residências elencadas no projeto do VLT Paranagaba-Mucuripe serão desapropriadas. Atendendo a uma solicitação do Ministério Público Federal, medições e avaliações só serão realizados com as devidas licenças ambientais.

Também ficou acordado que a Semace coloque como condicionante para a emissão da licença prévia que o Estado, por meio da Seinfra, ouça as comunidades trecho a trecho, para encontrar a melhor solução a cada uma delas. Estiveram presentes na audiência moradores de alguns dos 22 bairros por onde passará o VLT, de integrantes do Ministério Público Federal,Defensoria Pública da União, Seinfra, Metrô de Fortaleza, Secretaria Especial da Copa, Procuradoria Geral do Estado, além de políticos.

Agora, todos os questionamentos e observações realizados no Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental apresentados hoje, durante a audiência, serão analisados por uma equipe da Semace. A análise desta equipe, por sua vez, será apresentada em uma audiência no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que poderá sugerir alterações aos estudos apresentados.

Conheça o projeto
O Ramal Parangaba – Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa de 2014. O Ramal vai ser operado com VLTs e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.

A obra visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros. O Ramal Parangaba Mucuripe passará por 22 bairros da Capital e beneficiará 90 mil passageiros/dia. A previsão é que a obra tenha início no segundo semestre deste ano e seja concluída em 2013.

Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela Bom Sinal no Cariri, sertão cearense, conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens. Estão previstos investimentos de R$ 200 milhões, sendo R$ 161,5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 38,5 milhões de recursos do tesouro estadual, sem contar as desapropriações.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante