Conservação rodoviária é tema de workshop

9 de agosto de 2011 - 18:19

Intercâmbio de conhecimentos na área da conservação rodoviária ajuda na capacitação dos profissionais que trabalham no DER e Seinfra

Dar cuidados adequados às rodovias significa uma grande economia financeira já que o custo de uma nova pavimentação pode gerar até o dobro de uma manutenção periódica. A  comprovação foi feita pelo engenheiro Osvaldo Tuchumantel Júnior em palestra nesta segunda-feira (8) no Workshop Conservação Rodoviária – Uma ação permanente, ocorrida nesta segunda-feira (8) no auditório do Departamento Estadual de Rodovias (DER) órgão vinculado à Seinfra. Diretores, gerentes e técnicos do Departamento participaram do evento.

Promovido pelo DER e Seinfra, em parceria com a Ductor, Betunel e Greca Asfaltos, o evento foi aberto pelo superintendente do DER, Sérgio Azevedo e contou com as presenças do coordenador de Planejamento da Seinfra, Josino Monte e Roberto Ribeiro, da Coordenação de Transportes e Obras (CTO). Eles ressaltaram a importância da conservação do patrimônio rodoviário cearense,  apresentando como exemplo o Programa de Restauração das Rodovias do Ceará (ProEstradas 2011), em execução desde maio pelo Governo do Estado, com investimentos de R$ 84,5 milhões.

O objetivo do workshop foi propiciar o intercâmbio de conhecimentos na área de conservação rodoviária, com o intuito de aperfeiçoar, fortalecer e conscientizar o setor em todos os aspectos, preparando os profissionais para os desafios oriundos do surgimento de novas tecnologias na área de engenharia rodoviária.

Conforme o Diretor Técnico da empresa Betunel, especializada em asfalto, os órgãos que lidam com a conservação de rodovias devem ver nesse serviço contante uma forma de economizar os investimentos públicos ao mesmo tempo em que oferece estradas confortáveis e seguras para os usuários. Em seguida o também engenheiro José Deusimar R. Guimarães, da Greca Asfaltos fez uma explanação sobre os principais  defeitos dos pavimentos utilizados nas estrada brasileiras e as técnicas de conservação. O evento foi encerrado com uma debate entre os palestrantes e os convidados.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante
Luiz Guedes
(85)3216.3763/65