Coema aprova licença do VLT

2 de setembro de 2011 - 19:21

Coema aprova parecer do ramal Parangaba Mucuripe

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, na manhã de sexta-feira, 2, o parecer técnico referente ao projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Ramal Parangaba-Mucuripe. Com a aprovação por 17 votos a favor a Licença Prévia foi aprovada. Na próxima semana, quando for publicada no Diário Oficial a resolução, o Governo solicitará a Licença de Instalação.

A aprovação também permitirá que o Governo faça a apresentação do projeto em cada comunidade, para identificar as principais demandas em cada uma delas. Nas reuniões com as comunidades dos 22 bairros por onde a obra passará, será detalhado o plano para adequar as famílias que terão suas moradias comprometidas com as obras do ramal Parangaba-Mucuripe, uma das obras de mobilidade para a Copa do Mundo 2014. A reunião aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado.

Pelo projeto, as famílias que terão suas moradias totalmente utilizadas ou com uso do terreno que descaracterize o bem para moradia e avaliadas em até R$ 40 mil, receberão um apartamento totalmente quitado, além do valor da indenização. Para as famílias com valores de desapropriação acima de R$ 40 mil, o apartamento será entregue mediante compromisso dos moradores de pagar prestações ao Programa Minha Casa Minha Vida, que variam de R$ 50 a R$ 100 de acordo com a renda. Estas famílias também terão direito às indenizações. As moradias serão construídas em terrenos na zona sul da Capital, próximo ao conjunto José Walter, com licença de instalação.

Saiba mais:

O Ramal Parangaba – Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa de 2014. O Ramal vai ser operado com VLTs e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.

A obra visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros. O Ramal Parangaba Mucuripe passará por 22 bairros da Capital. A previsão é que a obra tenha início no segundo semestre deste ano e seja concluída em 2013.

Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela Bom Sinal no Cariri, conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
(85)3216.3763/65
Marcos Cavalcante (85)8898.4318
Luiz Guedes