Seminário discute gestão rodoviária

16 de novembro de 2011 - 12:55

Para discutir a gestão rodoviária, trocar experiências e avançar no seu aperfeiçoamento o Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), promoverá nesta quinta (17) e sexta-feira (18), o III Seminário de Gestão Rodoviária. O evento tratará de questões como a infraestrutura de transportes, as novas tecnologias, os produtos de pavimentação, a reciclagem de pavimentos e a manutenção asfáltica, entre outros. O seminário acontece no Golden Tulip Iate Plaza e a abertura será feita pelo secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele no dia 17 às 8h40 com palestra sobre “A Infraestrutura de Transportes no Estado do Ceará”. O evento é uma realização do DER e Seinfra com o patrocínio do Governo Federal e da Petrobras.

O encontro terá palestras proferidas por técnicos e dirigentes ligados às atividades de infraestrutura de transportes de todo o País. A primeira será proferida pelo secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, abordando o tema A infraestrutura de Transportes no Ceará, ocasião em que ressaltará os investimentos feitos pelo Governo estadual no setor, e que resultaram em 1.540 km de rodovias duplicadas, pavimentadas e recuperadas e que recebem investimentos da ordem de R$ 433,6 milhões.

Durante dois dias palestras abordarão os seguintes assuntos: Programa de engenharia e análise de valor do DER-MG; Tratamento Superficial; reciclagem de pavimentos e misturas; Reciclagem de pavimentos e misturas; Asfaltos modificados por pó de borracha e polímeros; Manutenção asfáltica;  Plano diretor Rodoviário; Tecnologias em Pavimentos de Concreto; casos de obras; Evolução dos métodos de avaliação funcional da malha rodoviária federal e Novas Tecnologias em Sinalização Viária.

Painéis apresentarão pesquisas da UFC em tecnologias de produtos em pavimentação e Sinalização; Segurança e Operação Viária; Operação viária no Ceará; e Tecnologias para monitoramento/fiscalização do trafego. A palestra de encerramento será proferida pelo superintendente DER, Sérgio Azevedo abordando o tema DER- Desafios e Perspectivas.

Programação do Seminário:

Primeiro dia – 17/11
8h 30min. Credenciamento
8h30min. – Abertura – Secretário da Seinfra e o Superintendente do DER.
8h 40min. Palestra – A Infraestrutura de Transportes no Estado do Ceará
Adail Fontenele – Secretário de Estado da Infraestrutura
9h 20min. Palestra – Programa de Engenharia e Análise do Valor do DER-MG e os Resultados Obtidos
Eng. Marcos Jabôr – Danilo Martinelli Pitta