Governador e deputados visitam obras do Metrô de Fortaleza

16 de dezembro de 2011 - 03:00

Esta é a segunda visita do governador Cid Gomes ao trecho eletrificado do metrô

O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, e o secretário Adail Fontenele (Seinfra) apresentarão as obras de implantação da Linha Sul do metrô de Fortaleza a um grupo de deputados, a partir das 9h, deste sábado (17). Além de visitar estações do metrô, os parlamentares percorrerão, de trem, o trecho entre as estações Virgílio Távora e Rachel de Queiroz (endereços no final do texto).

A visita do governador e dos deputados será iniciada às 9h na estação São Benedito, no Centro de Fortaleza. O grupo conhecerá a estação subterrânea que já está em fase de acabamento. No local, haverá uma apresentação do balanço das obras. Depois, deslocamento até a estação Virgílio Távora em Maracanaú. De lá, governador e deputados embarcarão no metrô e percorrerão 2,8 quilômetros até a estação Rachel de Queiroz, no mesmo município. Esses dois últimos trechos são de superfície.

O trem que será utilizado pelo governador e pelos deputados é italiano da empresa AnsaldoBreda e já passou por testes técnicos no primeiro semestre de 2011, sendo interrompidos em agosto para que fossem feitos ajustes. Estas correções já estão sendo incorporadas pela fábrica, na Itália, aos demais trens.

Andamento das obras

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) já concluiu 95% das obras civis da linha Sul, que ligará o Centro de Fortaleza à Pacatuba. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. A previsão é que as obras civis sejam finalizadas até o fim deste ano do contrato original. Em 2012, devem ter início os testes com passageiros. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.

Dois trens já chegaram ao Ceará. Outros seis devem chegar a Fortaleza até fevereiro do ano que vem. Os trens fazem parte de um total de 20 que formarão dez composições de 80 metros, cada. Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central –   Xico da Silva (antiga João Felipe).

O Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.

A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a   mobilidade urbana.

Visita do governador e parlamentares ao Metrofor

Data: 17 de dezembro de 2011
Local: a visita será iniciada na estação São Benedito.

Locais de visitação

Estação São Benedito: Av. Tristão Gonçalves, entre as ruas Meton de
Alencar e Clarindo de Queiroz .
Estação Virgílio Távora: Rua 20 – Novo Maracanaú
Estação Rachel de Queiroz: Av. Central, S/N, Acaracuzinho.

Assessoria de Imprensa do Metrofor
Fone: (85)3101.7115
Márcio Teles (www.metrofor.ce.gov.br – (85)8808.8507)

Assessoria de Comunicação da Seinfra