Seminário otimiza ações para Linha Leste do metrô de Fortaleza

19 de janeiro de 2012 - 14:41

O projeto de implantação da linha leste do metrô de Fortaleza e o cronograma de trabalho foram discutidos na quarta-feira (18) por técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), no I Seminário Linha Leste. Durante todo o dia, técnicos e gestores da Seinfra/Metrofor formaram grupos de trabalho para estudar as diversas interferências do projeto e as implicações das obras.

O objetivo do evento, segundo o secretário Adail Fontenele, é dar agilidade aos processos de licitação e diminuir, ao máximo, o tempo de execução da obra. Foram estudadas ações referentes à licitação, prazos de entrega de documentos, identificação de áreas de desapropriação, além do cronograma de entrega dos serviços. A previsão é iniciar pelo Centro da cidade em direção ao Fórum Clóvis Beviláqua, com conclusão de boa parte do trecho até 2014.

Todo o projeto está estimado em R$ 3 bilhões, parte com recursos federal e estadual, e deverá ser finalizado em 2019. Segundo o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, uma vantagem da linha Leste é a garantia dos recursos, o que não aconteceu em parte das ações na Linha Sul. “Nós tivemos problemas com repasse de recursos, o que nos obrigou alterar o cronograma de obras. Para a linha Leste os recursos já estão assegurados”, afirma.

Entre as definições do seminário, está a criação de grupos para contatos com interferências que afetem os trabalhos de órgãos públicos, como o trânsito municipal,  fornecimento de água, esgoto e comunicações. Outro grupo ficou responsável por verificar as áreas que passarão por desapropriações.

A linha Leste do metrô de Fortaleza prevê a ligação do Centro de Fortaleza ao bairro Edson Queiroz e contará com onze estações. Em duas delas, haverá a integração com outros modais. Na estação Xico da Silva, haverá a integração com as linhas Sul e Oeste. No caso da estação do Papicu, a integração inclui o terminal de ônibus e a estação da linha Parangaba-Mucuripe, que será operada por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).