Palestras tentam diminuir incidência de pedradas nos trens

30 de janeiro de 2012 - 19:32

O Metrofor registrou 69 objetos arremessados em direção aos trens durante o ano de 2011. A prática é considerada crime contra o patrimônio. O Metrofor está realizando palestras para conscientizar população

Uma antiga e perigosa prática continua colocando em risco o patrimônio público em Fortaleza: o lançamento de objetos contra os trens que fazem a linha Oeste. Entre janeiro de dezembro de 2011, os trens da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) foram alvos de 69 objetos arremessados ao longo da linha Fortaleza-Caucaia. Somente até o dia 26 de janeiro deste ano, foram arremessados oito objetos contra os trens. Sendo, a maioria deles, pedras.

Apesar de não atingir passageiros, que ficam protegidos por duas camadas de material resistente nas janelas, as pedras podem danificar os carros de transporte.

Jogar objetos contra os trens é considerado crime contra o patrimônio público e pode resultar, caso flagrado, em pena de seis meses a três anos de detenção e multa (art. 163 do Código Penal Brasileiro).

Palestra

Para combater a prática, o Metrofor realiza palestras educativas com estudantes, líderes comunitários e moradores de comunidades lindeiras para esclarecer os riscos que existem ao se jogar objetos contra os trens.

Nesta quarta-feira, dia 1, às 14h, o Metrofor realiza palestra para estudantes do Álvaro Weyne. Os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Waldemar Falcão irão assistir a uma palestra sobre segurança no transporte ferroviário.

A escolha do bairro se justifica pela incidência de objetos lançados contra os trens. Dos 69 registros feitos em 2011, 14 deles foram no bairro. O ponto crítico é próximo a uma quadra de futebol no limite do bairro.

A palestra, promovida Metrofor, também vai alertar os estudantes que moram próximos à linha férrea dos riscos de atravessar a via, de brincar próximos aos trilhos e de jogar lixo dentro da faixa de domínio. Além disso, fala também dos problemas gerados por atos de vandalismo dentro das estações e dos próprios trens.

A palestra será realizada pelo assessor e ouvidor do Metrofor, Fernando Mota, e deve reunir cerca de 60 estudantes que moram na região.

 

Serviço:

Palestra na escola EEFM Waldemar Falcão

End.: Vila Waldemar Falcão,19 – Álvaro Weyne

Ponto de referência: oficina de trens Metrofor

Data: 01 de fevereiro de 2012

Horário: 14h

Contato:

Fernando Mota – Metrofor: (85) 8898-4383

Sandra Lúcia ou Sílvia Helena – escola: (85) 3101- 2690