Audiência Pública apresenta projeto da Linha Leste do metrô
28 de fevereiro de 2012 - 18:47
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) realizaram, nesta terça-feira (28), uma audiência pública para apresentar o projeto de implantação da linha Leste do metrô de Fortaleza. A audiência, fase obrigatória do pedido de licença prévia para aprovação locacional da obra, serve para que qualquer cidadão possa expressar sua opinião e sugerir alterações no projeto.
Durante a audiência pública foram detalhados por representantes da empresa MWH e da Geológica aspectos técnicos relacionados ao empreendimento, como critérios para construção, metodologia de engenharia empregada, viabilidade técnicas, entre outros. O resumo de todas as análises, chamado tecnicamente de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), servem de base para análise por técnicos da Semace para posterior concessão das licenças ambientais.
Além da audiência pública o material técnico também seguirá para ser analisado pelos representantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) em aproximadamente 45 dias. Participaram da audiência o superintendente da Semace, Ricardo Araújo, que presidiu a audiência; o secretário em exercício da Seinfra, Otacílio Borges; e o presidente em exercício do Metrô de Fortaleza, Edilson Aragão. O evento foi realizado no auditório I da Central de Licitação, localizado no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, Edson Queiroz, e contou com a presença de representantes da sociedade.
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O valor total da obra é de aproximadamente R$ 3,3 bilhões. Mais da metade dos recursos, R$ 2 bilhões, já estão garantidos, sendo R$ 1 bilhão do tesouro da União e outro R$ 1 bilhão de empréstimo junto ao Governo Federal. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff durante visita às obras da linha Sul do metrô, na última segunda-feira (27).
Pelo projeto serão construídas onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze. A distância entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.
A Seinfra é o órgão responsável pelo pedido de licenciamento da obra junto à Semace, que terá a maior parte de seu traçado de 12,4 quilômetros de extensão subterrâneo. Uma vez concluída, seus 20 trens elétricos levarão aproximadamente 400 mil pessoas, em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado.
Para construir os túneis o Governo do Estado estuda a possibilidade de adquirir equipamentos do tipo “shield”, ou tuneladoras, também conhecidas no jargão técnico como “tatuzão”. No caso da linha de Fortaleza a máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro. Visitas estão sendo realizadas pelo governador Cid Gomes e comitiva a países fabricantes destes equipamentos, analisando a melhor oferta de cada um dos construtores das tuneladoras.
Mais informações
Marcos Cavalcante/Luiz Guedes – Ascom Seinfra
(85) 3216-3763 e (85) 8898-4318