Pregão para adquirir tuneladoras será no dia 24

2 de abril de 2012 - 18:59

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) promove no próximo dia 24, às 9 horas, na Comissão Central de Concorrências, que funciona na Procuradoria Geral do Estado (PGE), a licitação para aquisição de quatro tuneladoras na modalidade pregão presencial. Os equipamentos serão utilizados na construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, com mais de 12 quilômetros de túneis que ligarão o Centro ao bairro de Edson Queitroz, passando pelos bairros como Aldeota e Papicu, e equipamentos como o Centro de Eventos do Ceará,  o Fórum Clóvis Beviláqua e  universidades. A previsão é de que o Governo do Estado contrate as empresa ainda no mês de maio maio, quando a contratada terá 20 meses a contar da ordem de serviço para entregar os equipamentos. O valor total da obra é de cerca de R$ 3,3 bilhões. Mais da metade dos recursos, R$ 2 bilhões, já estão garantidos, sendo R$ 1 bilhão do tesouro da União e outro R$ 1 bilhão de empréstimo junto ao Governo Federal.

O projeto prev? a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Xico da Silva, totalizando doze. A distância entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) já aprovou o Estudos de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da obra, enquanto a Superintendência  Estadual do Meio Ambiente (Semace) deverá liberar a Licença Prévia de implantação na próxima semana. A obra terá a maior parte de seu traçado de 12,4 quilômetros de extensão subterrâneo. “A Linha Leste será uma importancte obra com vistas a reduzir os congestionamentos de veículos numa cidade que cresce de forma acelerada”, destaca o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, ressaltanto que, quando concluída, os seus os 20 trens elétricos transportarão cerca de 400 mil pessoas, diariamente, se integrando ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, que foi remodelada e ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras e aos terminais de ônibus. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado.

O governador Cid Gomes, o secretário Adail Fontenele, o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, e demais técnicos, visitaram fabricantes e conheceram os equipamentos em pleno uso em países como Canadá, Alemanha, Estados Unidos e Espanha, de forma a conhecerem melhor o equipamento, sua fabricação e seu desempenho.

Saiba mais

– Os shields, em sua fabricação levam em conta, entre outras características, o tipo de solo a ser perfurado.  
-No caso da linha de Fortaleza a máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.
-O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, ou seja, a população a construção do túnel, que terá entre 15 e 30 metros de profundidade.
-Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.-

 

 

 

Mais informações
Marcos Cavalcante/Luiz Guedes – Ascom Seinfra
(85) 3216-3764/ (85) 8898-4318
Marcio Teles – Metrofor
(85) 3101-3445