Seinfra e PGE adiam pregão para compra de tuneladoras

24 de abril de 2012 - 10:53

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) adiaram para data ainda não definida a licitação de aquisição de quatro máquinas tuneladoras para a construção do túneis da Linha Leste do metrô de Fortaleza. A licitação ocorreria nesta terça-feira (24). A medida visa atender questionamentos feitos por empresas interessadas na concorrência no que se refere à documentação exigida aos participantes. 

Os túneis da Linha Leste terão mais de 12 quilômetros, a maioria subterrânea, ligando o Centro da capital ao bairro de Edson Queiroz, passando por bairros como Aldeota e Papicu, e beneficiando equipamentos como o Centro de Eventos do Ceará e Fórum Clóvis Beviláqua e universidades. As máquinas deverão ser entregues pela empresa vencedora num prazo de 20 meses a partir da ordem de serviço. O valor total da obra é de cerca de R$ 3,3 bilhões.

O projeto prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Xico da Silva, totalizando doze estações.

A linha será operada por 20 trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, que foi remodelada e ao ramal Parangaba-Mucuripe, também em obras e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea causará menos impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias.