DETRAN-CE mantém inscrições em Fortaleza para o programa CNH Popular

9 de agosto de 2012 - 13:08

O Programa Carteira de Motorista Popular fará, em Fortaleza, na segunda quinzena deste mês, o processo de seleção dos candidatos a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A (exclusiva para conduzir motocicleta). O processo beneficiará os que
já preencheram, pela Internet  (http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/carteira-de-motorista-popular), o  pré-cadastro do programa a partir de 2009 e os que ainda poderão  preencher até a data da seleção.

Neste ano, a seleção começará pelo bairro Barra do Ceará, pois tem o maior número de inscritos até o dia 7 de agosto de 2012: são 3.368 pessoas. Esse número poderá aumentar, porque quem ainda não fez o pré-cadastro poderá fazê-lo. A seleção dos inscritos poderá acontecer a partir do dia 20 de agosto. Ainda em setembro, começarão os primeiros exames dos selecionados, após serem matriculados no Centro de Formação de Condutores – CFC (autoescola) do bairro. Todos os bairros da capital serão contemplados. Por isso, o processo de seleção prosseguirá até 2013.

O programa, destinado à população de baixa renda, pois todo o custo é pago pelo Governo do Estado, já beneficiou 50 mil pessoas em todo o Estados (dos quais 8 mil na capital cearense, em 2010), que já conduzem motocicleta devidamente habilitados, com o documento em mão.

Para ser selecionado, o candidato tem de atender a somente um dos seguintes critérios: beneficiário do programa Bolsa Família; estudar na escola pública há mais de seis meses, no ensino fundamental, médio ou profissionalizante; ser portador de necessidade especial (em condições de pilotar motocicleta) e egresso do sistema penitenciário. A exigência básica é ter 18 anos ou mais e saber ler e escrever, além de residir na capital cearense.

Para o pré-cadastro, o candidato tem de informar os seguintes dados: CPF, data de nascimento, data de nascimento, município onde mora, e a qual segmento integra: se aluno da escola pública, se beneficiário do programa Bolsa Família; se egresso do sistema penitenciário ou se  portador de necessidade especial; informar que o procedimento é para obter a primeira habilitação para moto; o CEP do endereço e se saber ler e escrever.

No momento da seleção, os candidatos se apresentam na unidade móvel do programa Carteira de Motorista Popular, que percorrerá os bairros, com o original e cópia dos documentos cujos dados foram informados no pré-cadastro.

 

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br
(85) 3101.5813 e 3101.5819