Metrô de Fortaleza ganha mais uma estação nesta quarta-feira

23 de outubro de 2012 - 13:20

Há menos de um mês o Governo do Estado, através do Metrô de Fortaleza, entregava a população o trecho da Linha Sul que vai de Parangaba a Benfica. Agora, o metrô chega mais perto do Centro de Fortaleza com a inauguração nesta quarta-feira (24) de mais uma estação: a São Benedito. O evento, que contará com as presenças do governador em exercício Domingos Filho, inicia às 9h30min na Estação Benfica, de onde seguirá para a nova Estação, localizada na rua Tristão Gonçalves, esquina com Meton de Alencar, ao lado da igreja de São Bendito.

A nova estação representa a próxima parada dos Trens Unidade Elétrica (TUEs) após o bairro Benfica. Esta é a primeira das três estações da Linha Sul no Centro de Fortaleza e a segunda subterrânea. É constituída fisicamente em três níveis: no primeiro (no nível da rua) encontra-se o setor administrativo e duas bilheterias; logo abaixo, no intermediário, há um mezanino e no último há a plataforma, a casa de máquinas do elevador, as salas técnicas e o acesso aos equipamentos de exaustão. A acessibilidade é garantida por quatro escadas fixas, quatro rolantes e dois elevadores. A estação tem capacidade para um fluxo de 18.000 passageiros/hora, sistema de iluminação de emergência através de gerador de energia elétrica a diesel com acionamento automático e plataforma central com 110 metros de comprimento.

Para que a via seja completamente finalizada e tenha início a operação comercial na Linha Sul, resta a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva. Quanto as estações Juscelino Kubitschek e a Padre Cícero, incluídas nas obras da Copa 2014, serão finalizadas posteriormente, sem que isso seja um empecilho para a viagem em todo percurso que vai de Pacatuba a Fortaleza.

A cada inauguração, um novo trecho passa automaticamente para operação assistida, que consiste em um período de testes, no qual o metrô funciona em horário reduzido e gratuitamente, para que a população possa conhecer o equipamento. Nessa fase, os TUEs têm operado de 8 às 12 horas, somente nos dias úteis. A exceção a essa regra ocorreu no domingo dia 7 de outubro, em virtude do significativo deslocamento de usuários quando das eleições municipais.

Linha Sul

Na última segunda-feira (15) a operação assistida na Linha Sul do Metrô de Fortaleza completou quatro meses de funcionamento, chegando a uma média de quase 5 mil passageiros por dia. Ressalte-se que este número diz respeito apenas ao período da manhã, pois é quando há disponibilização do equipamento para teste da população. Até o momento, cerca de 300 mil pessoas já utilizaram o serviço que permanece gratuito até meados de 2013, quando está previsto o início da operação comercial. O investimento total na obra é de R$ 1,8 bilhão

Quando completamente concluída, a Linha Sul contará com 24,1 km de extensão em via dupla entre Pacatuba e Fortaleza, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Ao todo, o projeto da Linha Sul contempla 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); e Central (Chico da Silva).

Estações que ainda serão inauguradas: Juscelino Kubitschek (antiga Montese), Padre Cícero, José de Alencar (antiga Lagoinha) e Chico da Silva (Central).

Estações em operação assistida:

São Benedito: Avenida Tristão Gonçalves, esquina com Rua Meton de Alencar (próximo ao número 1700)

Benfica: Av. Carapinima nº 2087 – Benfica
Porangabussu: Rua Professor Costa Mendes s/n, entre a Av. José Bastos a Rua Machado de Assis (Porangabussu).
Couto Fernandes: Av. José Bastos, nº 4601 – Rodolfo Teófilo

Parangaba: Rua Dom Pedro II, 91 – Parangaba

Vila Pery: Rua Cônego de Castro, 1387 – Vila Pery

Manoel Sátiro: Rua Manoel Sátiro, 529 – Vila Manoel Sátiro

Mondubim: Rua Manoel Sátiro, 1159 – Mondubim

Esperança (antiga Conjunto Esperança): Av. Penetração Norte, 235 C. Esperança

Aracapé: Linha Férrea, 2611 – Aracapé

Alto Alegre: Linha Férrea, s/n – Alto Alegre

Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara): Av. Central, s/n – Acaracuzinho

Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú): Rua 20, – Novo Maracanaú

Maracanaú: Rua Henrique Mendes, s/n – Centro – Maracanaú

Jereissati: LINHA FERREA S/N – Maracanaú

Carlito Benevides (antiga Vila das Flores): Rua 17, 01 Bom Futuro – Vila das Flores – Pacatuba

 

Saiba mais:

Números da Estação São Benedito

  • Investimento de R$ 44.141.181,14;

  • Primeira no Centro de Fortaleza;

  • Segunda subterrânea;

  • Área total construída de 4.459,90 m2;

  • À 1,1 quilômetro da estação Benfica;

  • Com ela já foram entregue 22 quilômetros da via.

 

 

 

Assessoria de Imprensa
Luanna Patrícia

twitter: @metrofor
facebook:metrodefortaleza