Linha Sul do Metrô de Fortaleza chega ao Centro da capital

24 de outubro de 2012 - 19:05

Com a inauguração da estação subterrânea de São Benedito, ao lado da Igreja de mesmo nome, na confluência da avenida Tristão Gonnçalves com a rua Meton de Alencar, a Linha Sul do Metrô de Fortraleza chega ao centro da capital, partindo do Município de Pacatuba, na região metropolitana. A inauguração da primeira das três estações no Centro foi feita nesta quarta-feira (24), às 10 horas, pelo governador do Estado, em exercício, Domingos Filho, acompanhado do secretário da infraestrutrura do Estado, Adail Fontenele, e do presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, titulares de outras secretarias e diretores. “A obra representa a melhoria da qualidade do transporte de Fortaleza, da mobilidade urbana, de forma confortável e rápida”, destacou Adail Fontenele sobre o avanço das obras no Governo Cid Gomes.

Para que Linha Sul seja completamente implantada e começar a operação assistida de todo o trajeto, falta apenas a conclusão das estações seguintes a São Benedito: José de Alencar e Chico da Silva. As estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero, incluídas nas obras da Copa do Mundo FIFA 2014, serão finalizadas posteriormente, sem que isso impeça que o metrô faça todo o percurso entre a estação Chico da Silva (Fortaleza) e Carlito Benevides (Pacatuba). A operação assistida, onde o passageiros trafega de forma gratuita, acontece de segunda à sexta-feira, das 8 ao meio-dia. Nesse período são realizados diversos testes no sistema.

Destacando que o atual Governo pegou uma obra iniciada em 1999, mas paralisada e com muitos problemas, inclusive ameaçada de limitar seu percurso até ao bairro do Porangabussu, Adail Fontenele ressaltou que a equipe do Governo passou a trabalhar focada no objetivo de entregar à população uma nova e melhor opção de meio de transporte de massa. “Assim conseguimos liberar os recursos para darmos prosseguimento ao metrô, que agora pode conduzir a população com todo o conforto e segurança que merece”, disse ainda o secretário. Com a estação São Benedito já foram entregue 22 quilômetros da via.

Rômulo Fortes também destacou os esforços no sentido de disponibilizar um metrô comparável a qualquer outro no mundo. O governador em exercício, por sua vez, reafirmou a importância do metrô no conjunto de obras do Governo com vistas a fornecer um transporte de qualidade à população cearense.

 

Metrô de Fortaleza é realidade

A Linha Sul completou no último dia 15 quatro meses de fuincionamentio, chegando a transportar uma média 5 mil passageiros por dia. A operação assistida, que é gratuíta, deverá acontecer até meados de 2013, quando terá incio a operação comercial. Quando concluída a Linha Sul terá 24,1 km de extensão em via dupla entre Pacatuba e Fortalza, sendo 18 km em superície, 3,9 km subterrâneos e 2,2 km em elevado. São 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores), Jereissati; Maracanaú, Virgílio Távora, (antigo Novo Maracanaú), Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara), Alto Alegre, Aracapé, Esperança (antiga Conjunto Esperança), Mondubim, Manoel Sátiro, Vila Pery, Parangaba, Juscelino Kubistchek, Couto Fernandes, Porangabussu, Padre Cícero, Benfica, São Benedito, José de Alencar (antiga Lagoinha) e Central (Chico da Silva). O investimento total na obra é de R$ 1,8 bilhão.

 

 Assessoria de Comunicação Social da Seinfra