Movimentação de cargas no Pecém cresceu 15% no primeiro semestre

11 de julho de 2013 - 10:43

Movimentando 2,1 milhões de toneladas (t) no período de janeiro a junho do corrente ano, o porto do Pecém, administrado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), registrou uma variação positiva de 15% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram movimentadas 1,8 milhão de toneladas. O grande destaque ficou por conta do transporte de granel líquido, com aumento de 272%.

As importações tiveram aumento de 29%, enquanto as exportações decresceram em 38%, com variação positiva de 12% na movimentação de longo curso e  de 31%  na movimentação por cabotagem, (que é o transporte realizado entre portos do mesmo país), em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na navegação de longo curso foram exportadas 39 mil t de frutas, 14 mil t de água de coco e 10 mil t de carne, enquanto nas importações os combustíveis minerais registraram a movimentação de 816 mil t, os produtos siderúrgicos com 379 mil e escória de alto forno granulada com 152 mil t.

No transporte de cabotagem foram exportadas 23 mil t de partes de pás eólicas 21 mil t de sal e 16 mil de produtos da indústria de moagem. Nas importações as principais movimentações foram de produtos siderúrgicos com 53 mil t, milho com 31  mil t, arroz com 30 mil toneladas e combustíveis minerais com 20 mil t.

Nos seis primeiros meses do ano operaram no porto do Pecém 190 navios, sendo 94 com calado superior a dez metros e 96 com calado inferior a dez metros.

As principais frutas movimentadas foram melões com 26 mil t, castanhas de caju com sete mil t, melancia com 3 mil t e manga com 1 mil t. O estado do Ceará contribuiu com 65% do total de frutas movimentadas e o Rio Grande do Norte com 33%. Do total geral de exportações de frutas, 35% seguiram para a Holanda, 28% para a Grã Bretanha, 13% para os Estados Unidos e 12% para a Espanha.

Assessoria de Comunicação da Cearáportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – (85) 9983.2525)