Comitiva conhece projeto da Linha Leste e percorre Linha Sul

3 de outubro de 2013 - 12:54

Uma comitiva formada por secretários estaduais de Minas Gerais e da capital daquele Estado, Belo Horizonte, nesta quarta-feira (3), a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, as obras do ramal Parangaba-Mucuripe e as tuneladoras que serão utilizadas na construção dos túneis da Linha Leste do metrô. Acompanhados do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, do presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, diretores e técnicos dos projetos, o grupo, formado pelo Fuad Noman, coordenador de Investimentos do governo mineiro, Ramon Seva, presidente da BH Trans e Fabrício Sampaio, presidente da MetrôMinas e assessores, conheceu o pátio onde estão armazenadas e prontas para montagem as duas primeiras tuneladoras da Linha Leste do metrô. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, não integrou a comitiva pela manhã mas assistiu na terça-feira (1º), no Palácio da Abolição, a uma apresentação do Governador Cid Gomes sobre o sistema metroferroviário cearense.

“Viemos conhecer a experiência do Ceará nesse setor e os projetos que estão sendo encaminhados pelo Governo do Estado de forma a dotar a cidade de uma eficiente malha metroferroviária, destacou Fuad Noman acerca do objetivo da visita aos projetos. Belo Horizonte dispõe de 24 km de linha de metrô que estão sendo modernizadas e ampliadas. O secretário Adail Fontenele destacou ser importante a visita uma vez que demonstra o reconhecimento dos governos estadual e municipal mineiro a responsabilidade do Governo cearense na implantação de um modal de transporte de grande amplitude, de projetos tecnologicamente adequados e a um custo compatível.

O grupo viu de perto as máquinas tuneladoras – shields – que farão todo os 12,4 km de túneis da Linha Leste. Os equipamentos, que totalizarão quatro, foram construídos pela empresa The Robbins Company, vencedora da licitação, em sua unidade na China. As duas outras devem chegar até o final do ano. As obras da Linha devem começar ainda neste semestre. As obras civis estão em fase de análise das propostas comerciais do processo licitatório. A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. As máquinas tuneladoras foram compradas mediante licitação ocorrida em junho de 2012. O valor do investimento foi de R$ 128.224.258,52.

Estações

O projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. O projeto se integrará ainda às Linhas Sul; Oeste, remodelada, ao ramal Parangaba-Mucuripe (VLT), também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.

A Linha Leste, fará parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal. Estão garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. A contra partida do Governo do Estado do Ceará é de pouco mais de R$ 1 bilhão. Os recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.

A comitiva percorreu ainda parte a Linha Sul, conhecendo o centro de manutenção do Metrofor, em Pacatuba, a antiga estação de trens de Parangaba, rebaixada para permitir o elevado da Linha, e os projetos paisagísticos do entorno das estações.