Rodovias cearenses serão revitalizadas com empréstimo de USS 400 milhões do BID

30 de dezembro de 2013 - 18:06

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinou nesta sexta, 27, contrato de empréstimo de US$ 400 milhões com o Governo do Estado do Ceará para investir em infraestrutura viária e logística. O objetivo é melhorar as condições de integração logística das regiões produtivas aos mercados consumidores regionais, portos e aeroportos.

O programa Ceará IV vai financiar a reabilitação de 1.090 km e a pavimentação de 601 km de rodovias, eliminando descontinuidades na malha pavimentada aumentando a conectividade e a eficiência da rede. Isso diminuirá a necessidade dos motoristas de usarem vias secundárias, diminuindo distâncias e custos de transportes. A nova malha interligará eixos viários com polos de desenvolvimento produtivo.

No trecho da rodovia CE-060, importante via que liga as duas maiores cidades do Estado, Fortaleza e Crato, será implementado um projeto piloto de reabilitação e manutenção por resultados, a fim de avaliar os benefícios de um novo padrão de gestão da manutenção da malha rodoviária por meio da avaliação permanente de indicadores de qualidade.

A representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis afirma que a estratégia do Banco para o Brasil define a melhoria das condições de infraestrutura e identifica a melhoria da eficiência do transporte rodoviário como um dos pilares de ação para as próximas duas décadas. “É importante para o Banco apoiar esta operação porque promove a igualdade através da redução dos custos de transporte, educação, serviços sociais e contribui para a integração regional proporcionando melhor acesso as áreas produtivas do país”, disse.

O secretário Executivo da Infraestrutura do Estado do Ceará, Joaquim Firmino Filho, afirmou que o contrato é fundamental para o crescimento econômico do Estado. “Em termos logísticos o principal modal utilizado pelo Estado é o modal rodoviário. Todoo progresso do Estado passa inicialmente pelas rodovias, daí a importância de assinar um contrato nessa magnitude. Hoje o Ceará tem a maior parte dos seus municípios já ligados por rodovias pavimentadas, mas nós precisamos aumentar essa quantidade de rodovias em bom estado de conservação e implantar novas rodovias, além de mudar a classe de algumas rodovias permitindo que caminhões mais pesados que hoje trafegam em rodovias federais possam também trafegar em rodovias estaduais”.

Para melhorar a gestão do sistema de logística de cargas, o Departamento de Estradas do Ceará (DER/CE) receberá investimentos, incluindo o desenvolvimento de um Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT), e a implementação das ações prioritárias identificadas no Plano Diretor de Transporte e o Plano de Gestão Ambiental.

 

Fonte: BID