Secretário Adail Fontenele fala sobre obras no Ceará para calouros de engenharia da UFC

11 de fevereiro de 2014 - 13:46

O Ceará passa hoje por um de seus melhores momentos no que diz respeito a implantação de infraestruturas e esse cenário está gerando uma grande demanda de mão de obra qualificada, especialmente da área de engenharias. A observação foi feita pelo secretário da Infraestrutura do Estado, o engenheiro civil Adail Fontenele ao falar nesta segunda-feira (10) aos novos alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), na abertura do semestre letivo 2014.1. A palestra aconteceu no auditório Cândido Plamplona do Centro de Tecnologia da UFC, no Campus do Pici e fez parte da recepção promovida pelo Centro aos 804 novos alunos.

O secretário Adail Fontenele apresentou aos estudantes, diretores e coordenadores do CT, as principais obras do Governo do Estado nos últimos sete anos como a construção e ampliação do Terminal de Múltiplas Utilidade do Porto do Pecém, obra complexa e que demanda grandes esforços técnicos tendo em vista sua preparação para atender grandes empreendimenos como a Companhia Siderúrgica do Pecém – já em construção, a refinaria Premium II, em fase de planejamento e a demanda a ser produzida pela Transnordestina, além das empresas já instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Adail Fontenele também falou sobre os trabalhos desenvolvidos para a melhoria da mobilidade urbana de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior. Nessa área destacou a entrega da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, o início das obras da Linha Leste, a implantação do ramal Parangaba-Mucuripe, a ser operado por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a modernização da Linha Oeste. Os trabalhos de implantação do Eixão das Águas, Cinturão das Águas, das novas escolas profissionalizantes, a ponte estaiada e sua tecnologia inovadora, o Centro de Evento e os hospitais regionais também foram relatados em suas linhas gerais. “São grandes obras que estão demandando expressivo número de profissionais de diversas áreas e a Engenharia tem ocupado lugar de destaque”, ressaltou.

Graduado em Engenharia na UFC, matemática da Universidade Estadual do Ceará e com mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos, com especialização em Saneamento, Fontenele comandou a antiga Empresa de Urbanização de Fortaleza (Emurf), foi secretário do Desenvolvimento Urbano do Ceará (SDU), diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado, entre outros cargos de gestão, sendo ainda professor universitário.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra -Ascom