Urbanização da Linha Sul ganha cores com grafitagem
16 de maio de 2014 - 18:56
As obras de urbanização da Linha Sul do metrô ganham formas e cores históricas com o trabalho de grafites realizados nos muros próximos à estação da Parangaba, no bairro que leva o mesmo nome. Uma parceria entre a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e a Organização Não Governamental Terra da Luz está grafitando parte dos muros do elevado da Parangaba, da Linha Sul. Segundo a coordenadora da ONG, Geralda Magalhães, no próximo domingo, 18 de maio, haverá um mutirão de grafitagem com moradores de rua e pichadores do entorno. A ideia é fazer com que eles respeitem o espaço, auxiliando na conservação de uma praça com pista de skate e ciclofaixa, localizada em frente aos trabalhos de grafitagem que eles próprios ajudaram a construir.
Para os trabalhos de grafitagem os temas escolhidos foram a história das ferrovias no Ceará e o bairro da Parangaba. Evocações às antigas marias-fumaça, aos índios que ocupavam o então distrito de Porangaba (com “O” mesmo) e à lagoa ganham formas nos muros próximos à centenária estação de trem do bairro, agora sede do Centro de Direitos Humanos do Estado. Além de implementar um transporte público rápido, seguro e eficiente, as obras da Linha Sul do Metrô de Fortaleza também colaboram na urbanização da Capital. Os aproximadamente 2,2 quilômetros de trecho metroviário elevado que partem da estação da Parangaba até próximo à rua Ceará receberam mais de 65 mil metros quadrados de urbanização. São equipamentos como parques, anfiteatros, pistas de skate, ciclofaixas, dentre outros, em fase final de conclusão.
O Metrofor investiu aproximadamente R$ 28 milhões na obra, iniciada em setembro de 2011. Além dos equipamentos citados, o valor também inclui a drenagem ao longo de toda urbanização, incluindo a rua Ceará; e a reforma de dois conhecidos prédios públicos: a antiga estação da Parangaba, edificação do século XIX situada próximo à estação da linha Sul, que leva o mesmo nome, e o bar avião.
Conhecido ponto de referência e situado na avenida João Pessoa, o bar passou por uma reforma que procurou resgatar sua primeira formatação. Uma das dificuldades foi encontrar a cor original do prédio. Oito camadas de tinta estavam sobrepostas sobre a primeira. As bases do avião, consumidas pela ferrugem ao longo dos anos, também receberam reforços estruturais. “A ideia é revitalizar o prédio com melhor acesso ao mirante e a construção de banheiro novos”, diz Aroldo Lima, engenheiro da Engexata, contratada pelo Metrofor para a obra.
Serviço:
Oficina de grafitagem com pessoas do entorno da praça começa às 8 horas do dia 18. A praça fica situada na rua do Giro, próximo à antiga estação da Parangaba.
Assessoria de Comunicação do Metrofor
(85)3010.7115