Cegás implantará ramal de gás no CIPP

1 de julho de 2014 - 12:24

A Companhia de Gás do Ceará – Cegás deverá implantar um ramal de distribuição de gás natural para atender inicialmente à demanda de grandes empresas como a Siderúrgica Latino Americana S/A – Silat, em instalação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, e à fábrica do grupo Eternit. A licitação para os serviços de construção, montagem e testes acontece nesta terça-feira (1.º/7), às 15 horas, na Comissão Central de Concorrência da Procuradoria Geral do Estado – PGE. O ramal derivará do Ponto de Transferência às margens da rodovia CE-422 no Complexo até o Conjunto de Medição da laminadora, na BR-222, no município de Caucaia.

A Cegás, empresa vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado -Seinfra, caberá a contratação e fiscalização das obras composta de uma rede de gasoduto em aço de 6” e 8” constituindo a Linha Tronco, destinada a garantir a infraestrutura de fornecimento de gás natural para as empresas instaladas e que venham a se instalar no CIPP. A contratada fornecerá a mão-de-obra, os materiais e insumos, a tubulação, as válvulas, os testes, a construção e a montagem das caixas de derivação, entre outras obrigações estabelecidas no contrato. O ramal será pago com recursos próprios da Cegás no valor estimado de R$ 24.898.258,34 e deverá estar concluído num prazo de 180 dias contados a partir da data da assinatura da Ordem de Serviços.
 
A empresa está sendo implantada em uma área de 148 hectares nas proximidades da rodovia BR-222, na localidade de Primavera, no município de Caucaia, dentro da área do CIPP. O empreendimento fará a etapa posterior à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) no processo de produção de aço. O investimento total na primeira fase de implantação será de R$ 300 milhões e vai gerar 200 empregos diretos e 800 indiretos. A empresa, do grupo espanhol Hierros Añon, conta também com participação societária do governo estadual, através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), com 10% do empreendimento.

A Silat tem por objetivo a fabricação, transformação, comercialização, a importação e exportação de produtos siderúrgicos e dos subprodutos derivados da atividade siderúrgica. Em sua primeira fase de implantação a empresa produzirá vergalhões, fio máquina e malhas de aço acabadas. A produção será de 600 mil toneladas/ ano de vergalhões e fio máquina, e 60 mil ton/ano de malhas de aço acabadas. Atingirá a produção de 700 mil toneladas anuais de chapas laminadas para utilização na indústria naval, de torres eólicas, de linha branca e automobilística e uma aciaria que produzirá o tarugo, a matéria prima para a laminação de aços longos. A Eternit, por sua vez, atua no segmento de louças, metais sanitários e componentes para sistemas construtivos.

Cegás
A Cegás é a concessionária estadual de distribuição de gás natural canalizado no Estado do Ceará, cujos objetivos são a produção, aquisição, armazenamento, distribuição, comercialização de gás combustível, e a prestação de serviços correlatos de acordo com a legislação federal pertinente, os critérios econômicos de viabilização dos investimentos, o desenvolvimento econômico e social, os avanços técnicos e a integração do gás combustível à matriz energética do Ceará.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social da

Secrataria da Inraestrutura do Estado – Seinfra

(85) 3216.3764