Linha Leste: tuneladoras devem entrar em operação em março de 2015
5 de novembro de 2014 - 18:55
As obras de abertura do emboque (entrada do túnel, também chamado de shaft) nas proximidades da Estação Chico da Silva, por onde entrarão as tuneladoras 1 e 2 para a implantação dos túneis pré-fabricados de concreto da Linha Leste do metrô, deverão permitir a operação dos equipamentos em março do próximo ano. Outro “shaft”, na estação Edson Queiroz, na avenida Washington Soares, por onde entrarão as outras duas máquinas restantes, também já iniciou escavações. O edital para a aquisição de sistemas de controle e material rodante está em fase de licitação.
A construção da estação Nunes Valente, localizada na confluência da rua de mesmo nome com a avenida Santos Dumont, na Aldeota, já começou, tendo sido colocado muro de proteção na área para a realização dos trabalhos de demolição das edificações. A estação Colégio Militar, na avenida Santos Dumont também está em obras.
O projeto da Linha Leste prevê a construção de onze estações: Estação Catedral, Colégio Militar, Luiza Távora, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. A estação Tirol, já exisente, fará a integração com a linha Oeste e a Leste e a Chico da Silva (também já implantada) fará a integração com a Linha Sul. A previsão é de que a Linha Leste atenda 400 mil usuários por dia quando integrado com os demais modais de transporte, em viagens com percurso de 17 minutos.
O trajeto da Linha sairá do Centro, seguindo a calha da Avenida Santos Dumont, passando pelo terminal Papicu, onde ocorrerão as integrações com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e Terminal de ônibus do Papicu. O percurso continuará pela área do HGF e Cidade 2000, passando por baixo do Rio Cocó em direção a Estação Bárbara de Alencar, já no bairro Edson Queiroz, a partir daí sob a Avenida Washington Soares, atendendo ao Centro de Eventos do Ceará – CEC, Fórum e Universidades próximas, solucionando os problemas de mobilidade urbana da Região. Com todas as integrações, o projeto se torna um marco no desenvolvimento da Cidade de Fortaleza, atendendo com rapidez, segurança e conforto seus usuários, melhorando a qualidade de vida da população.
Maior contrato da história do Ceará
A Linha Leste do metrô terá 13 km de extensão, sendo 12 km subterrâneo e 1 km em superfície. A linha – a ser implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), será operada com trens elétricos. O Orçamento de R$ 3,25 bi – Recursos já garantidos pelo OGU, financiamento BNDES, PPP e Governo Estadual. Os trabalhos devem ficar prontos em cinco anos.
Assessoria de Imprensa da Seinfra
Marco da Escóssia – 85 3216.3764