VLT: Seinfra analisa proposta para retomada das obras

15 de dezembro de 2014 - 16:50

A Secretaria da Infraestrutura do Estado – Seinfra está analisando a proposta da empresa Sultepa Construções e Comércio Limitada para os serviços de retomadas das obras do Ramal Parangaba-Mucuripe. A licitação, do tipo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), aconteceu no dia 12 passado, na Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A empresa, de origem gaúcha, foi a única licitante, propondo realizar os serviços pelo preço de R$ 145,249.800,70 milhões, portanto sem desconto perante a proposta apresentada pela Secretaria.

As obras do VLT estão paralisadas desde junho desde ano após distrato com o consórcio construtor por conta do não cumprimento do prazo de entrega dos trabalhos. O ramal está com 50% dos serviços concluídos. Por conta da situação, uma nova licitação foi realizada em agosto passado, desta vez, na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), mas não obteve êxito. Caso a proposta de preço seja aprovada, segue para elaboração do contrato, divulgação e assinatura da Ordem de Serviços. O prazo de conclusão das obras, a partir da autorização dos serviços, será de 18 meses.  A contratação mediante o RDC (Lei 12.462) permite contratações públicas mais rápidas e eficientes para obras beneficiadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), como é o caso do VLT. Por esse método vence a empresa que apresentar o lance de menor valor global perante seus concorrentes.

O Ramal Parangaba-Mucuripe
O Ramal Parangaba-Mucuripe, de 12,7 quilômetros ligando o Mucuripe à Parangaba, sendo 11,3 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados, é um projeto da Seinfra em conjunto com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor que visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros. O Ramal atravessa 22 bairros, que representa 505.162 habitantes. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia.                                                                                                                              
O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada (Parangaba), a do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal) e outro tipo de padronização para as outras seis estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe. Serão construídos, também, dois elevados com vãos de 32,90 metros, uma passagem inferior passando pela avenida Borges de Melo, além de passarelas sobre a avenida Expressa e a Pontes Vieira, como exemplos.  No futuro, o ramal Parangaba-Mucuripe será integrado a outras três linhas. A Oeste, já existente, e que teve seus trens remodelados com reforços de VLTs. O sistema também contará com os Trens Unidade Elétricas – TUE da Linha Sul, a primeira linha metroviária do Ceará, que recebeu investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão. A expectativa é que o Governo do Estado avance com a a Linha Leste, ligação subterrânea do Centro ao Fórum Clóvis Bevilaqua, que também se integrará ao VLT, quando concluído.

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